Poda e corte de árvores: como deve ser feito?

Poda e corte de árvores: como deve ser feito?

É preciso ter o suporte de uma empresa especializada que assumirá todo o trâmite legal, fazendo a avaliação da real necessidade da poda ou corte da árvore, o grau de risco e de dificuldade, etc

São diversos os temas que poderiam ser abordados neste artigo quando o assunto é desenvolvimento sustentável, mas o tema poda e corte de árvores tem sido alvo de críticas de muitos órgãos governamentais, inclusive no governo catarinense, pela informalidade e insegurança do trabalho concretizado, que nem sempre é feito por cortadores homologados e que sequer tem conhecimento da legislação pertinente.

Para que a tarefa seja feita, da forma correta e segura, é preciso ter o suporte de uma empresa especializada que assumirá todo o trâmite legal, fazendo a avaliação da real necessidade da poda ou corte da árvore, o grau de risco e de dificuldade, o protocolo junto aos órgãos competentes, o planejamento de equipes e equipamentos de apoio e o projeto de destinação final dos resíduos ambientalmente corretos. Além disso, terá que haver uma preocupação contra acidentes pessoais da equipe envolvida e ainda a segurança para os bens materiais que envolvem todo o processo. Toda a execução dos trabalhos terá que trazer tranquilidade e segurança para a população.

Conforme o decreto municipal 096/1995, todo corte ou poda de árvore precisa passar pela avaliação de técnicos da Floram para obtenção de licença ou autorização. Será avaliado o valor histórico, ambiental e paisagístico do vegetal, comenta Edival Savaris, superintende geral da Fundação de apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina.

O órgão competente, à Defesa Civil municipal de Florianópolis, também deve ser envolvido mediante termo de cooperação técnica para manter a equipe de cortadores sempre treinados e atualizados na legislação ambiental. Essa homologação dos cortadores é dada por curso de reciclagem envolvendo segurança do trabalho, ancoragem, primeiros socorros e legislação ambiental. A necessidade de uma empresa que preste o serviço e apoio em todo o trâmite de poda ou corte é essencial, pois ela ficará encarregada de dar todo o suporte em situações de calamidades públicas, causadas por desastres naturais, auxiliando com equipe de profissionais treinados.

O termo desenvolvimento sustentável não deve ficar apenas na teoria, ele deve ser aplicado nas simples ações como o corte e poda de uma árvore, pensando no futuro das próximas gerações e em um planeta que prima pela sustentabilidade de fato.

 


Fonte: Artigos Administradores / Poda e corte de árvores: como deve ser feito?

Os comentários estão fechados.