Poder e Liderança

Poder e Liderança

Organizações buscam otimizar seus processos com adaptações capazes de ajustar as respostas as necessidades do mercado. Nesse processo, surgem as figuras dos líderes e liderados, e, consequentemente a necessidade voraz de que estes exerçam seus papeis e funções de forma coerente, criativa, eficiente e eficaz

Em um mundo altamente competitivo e dinâmico, o ambiente organizacional tem sido impulsionado e caracterizado pelos processos contínuos de globalização e desempenho. Organizações buscam otimizar seus processos com adaptações capazes de ajustar as respostas as necessidades do mercado. Nesse processo, surgem as figuras dos líderes e liderados, e, consequentemente a necessidade voraz de que estes exerçam seus papeis e funções de forma coerente, criativa, eficiente e eficaz.

Falar sobre poder, liderança, seus processos e fatores que influenciam a cultura organizacional, é falar também de como a organização relaciona-se com poder para fazer com que um grupo de pessoas se organize em volta de um objetivo comum. Segundo Weber (1954), “poder é a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas”.

 Já Amorim e Perez sugerem que: 

O poder é dominação e repressão, mas também é formador, por meio da disciplina, da singularidade dos indivíduos e, assim, é eficácia produtiva, riqueza estratégica e positividade. Sendo dominação, gera resistência e movimentos de contra poder, cujo objetivo é passar de dominado a dominador. Sendo         relação social entre pessoas, suas formas variarão na medida em que variarem as pessoas e os contextos, infinitamente.

 Há várias definições e vertentes de liderança e estas não são unânimes e estão longe de gerar consenso entre os autores. Pode-se considerar que liderança é uma tentativa de influência, persuasão de modo a conseguir dos seus liderados empenho e cooperação.  

O estilo de liderança que se vai adotar na organização irá depender sobretudo das personagens que compõe a equipe, objetivos e tamanho. Deverá estar adaptada a cada pessoa, à equipe e à tarefa a realizar, só assim se conseguirá a máxima eficácia na execução dos objetivos.

É de grande importância nesse processo ter a clareza do real papel do líder nas organizações, diferentemente da idealização dos mesmos por seus superiores e equipe.

Foucault fala que o poder não existe de maneira estática. Assim o poder é a execução do exercício da liderança. Liderança e poder estão intimamente ligados.  O poder é passível de contestação caso a liderança não o exerça de forma palpável diante da cultura organizacional.

O universo motivacional do sujeito envolve crenças, valores e orientações para objetivo que sustentam suas ações nas interações com outras pessoas. Ou seja, a disposição motivacional do individuo assim como a liderança e o poder executado, está diretamente ligada ao contexto na qual ele está envolvido. Ações cooperativas, autoritárias, competitivas e/ou individuais serão alteradas de acordo com o meio e de forma contínua e dinâmica.

Teóricos buscam demonstrar qual a forma mais eficaz para por em ação a liderança. Contudo, a questão do poder, vincula-se aos recursos disponíveis, momentos, estratégias e objetivos. É fundamental que as organizações repense as várias formas que a liderança está sendo exercida, pois esta será a chave de uma estratégia para a contribuição do aumento da performance da mesma. Da mesma forma o poder deixa de se tornar destrutivo e gerador de insatisfação e assume papel de direcionamento positivo, pro atividade diante dos seus colaboradores. Conciliar interesses da equipe com os da organização fará a legitimação do poder e liderança.

 Referencial Teórico:

AMORIM , Maria Cristina Sanches ; PERES, Regina Helena Martins . PODER E LIDERANÇA, AS CONTRIBUIÇÕES DE MAQUIAVEL, GRAMSCI, HAYEK E FOUCAULT. 2007. 1 a 25 p. Artigo (XXXI EnANPAD)- PUC SP, Rio de Janeiro, 2007.Disponível em: <http://www.acervosaber.com.br/trabalhos/chs1/poder_e_lideranca.php>. Acesso em: 12 dez. 2015.


Fonte: Artigos Administradores / Poder e Liderança

Os comentários estão fechados.