Políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma análise do SIPAF no Distrito Federal

Políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma análise do SIPAF no Distrito Federal

O uso do SIPAF e de caráter voluntario e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar.

Políticas Públicas de Apoio à Agricultura Familiar: Uma Análise do SIPAF no Distrito Federal – Brasil

A inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado depende, no entanto, de uma série de fatores como a organização das cadeias produtivas e dos próprios produtores, a inovação tecnológica e as condições institucionais favoráveis.

Para tornar a agricultura familiar visível na alimentação diária dos brasileiros, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF).

O uso do SIPAF e de caráter voluntario e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores.

Diante deste exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos que a obtenção do Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) exerce sobre a renda dos agricultores familiares na região de Planaltina – Distrito Federal. O projeto foi realizado nas propriedades rurais da região de Planaltina – Distrito Federal. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as principais informações a respeito do uso de selos na agricultura familiar bem como a confecção e aplicação de questionários aos produtores rurais. Os resultados da pesquisa mostraram que a obtenção do SIPAF exerce efeito positivo sobre a renda dos agricultores familiares. A grande diferença encontrada ao se analisar os agricultores que possuem ou não o selo foi na organização do empreendimento. O percentual de satisfação entre os produtores que possuem o selo foi elevado, demonstrando que, enquanto política pública o SIPAF é um aliado ao agricultor no momento de ter seu produto reconhecido no mercado consumidor.

 


Fonte: Artigos Administradores / Políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma análise do SIPAF no Distrito Federal

Os comentários estão fechados.