Por que a sociedade exige tanto da mulher?

Por que a sociedade exige tanto da mulher?

Enquanto entre homens existe a famosa solidariedade masculina a mulher ainda é extremamente cobrada principalmente por ela mesma

Uma mulher é cobrada em todos os aspectos em nossa sociedade. Parece que nunca ela está certa e sempre há algo a fazer ou realizar. Olhares críticos a acompanham onde quer que vá e sempre será culpa dela tudo o que acontecer, esses olhares vem em grande parte de outras mulheres.

Imagine que uma mulher seja prática, dinâmica e objetiva em seu ambiente de trabalho. Ouvirá críticas por ser agressiva demais, piadinhas, e frases do tipo: -Nem parece mulher. Se for mais humana dirão que é emotiva demais e que mulher não consegue tomar decisões assertivas. Quando ocupa um alto cargo existirão apelidos pejorativos e com apelo sexual que mesmo não ditos abertamente denegridem e humilham sua imagem. Mesmo com igualdade salarial e com muita coisa conquistada ainda existe frases erradas se alguma coisa não é do agrado de algum colega de trabalho ou subordinado.

Tudo o que acontece no ambiente familiar é responsabilidade da mulher. Embora homens e mulheres sejam igualmente participativos na concepção de uma criança a responsibilidade da educação de um filho é cobrada pela sociedade como sendo na maior parte da mulher. Se um filho é mal criado é culpa da mãe que não soube educá-lo corretamente. É difícil quando dizem que o mau exemplo do pai é que contribui para o comportamento do filho.

Se um casamento acaba a culpa é da mulher. Se trabalha para ajudar no orçamento e poder se cuidar e se auto realizar profissionalmente é porque trabalha demais e não deu atenção para o marido. Se não trabalha é porque não é interessante e o homem precisa de uma novidade. Se se cuida é porque é fútil. Se não se cuida é desleixada.

Ainda quando é visível que a culpa do casamento acabar é do homem pela imaturidade ( consequência dessa cultura que faz com que alguns deles não amadureçam nunca), por ter havido uma traição a culpa ainda é da mulher, que não soube segurar o marido ( olhem que absurdo) que não soube seduzí-lo para que ele não olhasse para outra. Ninguém diz que o marido é imaturo, infiel, não companheiro, não sedutor, não romântico. Se a mulher trai não existe toda essa justificativa.

As meninas mesmo inconscientemente são levadas a usarem seus corpos para atrairem e seduzirem o sexo oposto. Não são incentivadas a serem valorizadas como pessoa pelo seu lado espiritual, emocional e intelectual. Vemos em redes sociais o quanto estão expostas e desvalorizadas.

Ainda existem lares onde marido e mulher trabalham e o serviço doméstico é responsabilidade 90% da mulher. Ainda existe o pensamento que se a camisa do homem estiver mal passada é da responsabilidade da mulher. Como se o homem fosse um ser frágil e carente que precisa sempre ser cuidado, que não é capaz de se cuidar sozinho.

Em alguns lares existe o absurdo de um moço de 16 anos não saber lavar um copo enquanto a irmã de 13 anos limpa a casa toda e ainda cuida de irmãos menores sendo que os dois estudam em igual período. Alguns meninos são educados para serem péssimos companheiros, péssimos maridos, péssimos cidadãos. O mau exemplo dado pelo pai nunca é cobrado pela sociedade.

As mulheres mesmo, talvez por memórias herdadas de muito sofrimento e exigências absurdas, se culpam muito, se exigem muito e salvo raras exceções não são solidárias com outras mulheres. Existe uma rivalidade feminina velada, mas existe. Algumas ainda protegem os homens e atacam outras mulheres seja através de comentários não elogiosos seja pela total falta de compreensão e solidariedade.

As mulheres hoje assumem duplos papéis de provedoras e mantenedoras de uma casa e ainda tem que permanecer lindas e bem cuidadas. Elas tem que ser fortes e delicadas, sexy e inteligentes, boas esposas, boas profissionais, boas mães, compreensivas e competitivas, amantes e donas de casa, sábias e engraçadas, prudentes e descoladas, enfim endurecer sem perder a ternura e não sofrer com toda essa cobrança pois se mandar tudo pro alto pode ser considerada desleixada e descuidada afinal se outras conseguem manter dupla ou tripla jornada de trabalho sem reclamar por que ela não consegue?

Enfim não é fácil ser mulher pensante nesse mundo cheio de cobranças que vai distorcendo valores e acrescentando cada vez mais tudo o que é desnecessário .Apesar de todas conquistas ainda há muito para ser melhorado principalmente dentro de nós mesmas quando nos reconhecermos merecedoras de tudo o que há de bom como respeito, solidariedade, companheirismo e leveza e pararmos de nos cobrar tanto!

 


Fonte: Artigos Administradores / Por que a sociedade exige tanto da mulher?

Os comentários estão fechados.