Por que adotar uma solução de RH na nuvem?

Por que adotar uma solução de RH na nuvem?

Muitos são os desafios dos profissionais que atuam na área de recursos humanos: recrutar, desenvolver, motivar, treinar, reter. E muitas vezes dominar essa realidade pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Mas com um sistema de gestão de pessoas em nuvem, boa parte desses processos pode ser simplificada.

Muito além da missão de recrutar e reter talentos, a área de Recursos Humanos lida diariamente com uma série de desafios para aperfeiçoar as estratégias e habilidades dos colaboradores, motivá-los e engajá-los, de modo a manter sempre uma sintonia alinhada entre os objetivos da organização e os resultados de todos.

Com isso, o número de informações a serem controladas diariamente é bastante extenso, consumindo tempo e dedicação dos setores de RH em prol da organização de dados. Mas com um sistema de gestão na nuvem é possível tornar essa prática muito mais simples e eficiente, baseada em processos de gestão e tecnologia a favor dos profissionais da área. E é sobre essas facilidades que falaremos neste artigo.

 

O que é computação em nuvem?

Também conhecida como “cloud computing”, a computação na nuvem tem como premissa básica o acesso remoto a sistemas ou serviços através de dispositivos conectados à web.

Este modelo de comercialização também é conhecido como SaaS (Software as a Service) e vem sendo adotado por muitas empresas e setores em virtude das facilidades e economia ligada ao seu funcionamento. Na computação em nuvem, as informações são armazenadas em servidores fora da organização, evitando os investimentos de servidor local e focando o pagamento do serviço apenas em sua execução, sem a necessidade de licença do software.

 

O que dizem as pesquisas

De acordo com dados levantados pela PwC em 2013 em uma pesquisa com a participação de 270 empresas dos Estados Unidos, 66% dos entrevistados tinham intenção de manter seus sistemas legados contra 21% que já investiam em computação na nuvem. No ano seguinte esse número subiu para 59% e 26%, enquanto em 2015 as previsões indicavam mais de 53% das empresas investindo em sistemas na nuvem, mostrando a forte tendência da modernização em prol do aumento da receita corporativa.

Entre os principais fatores de atração que tem levado muitos gestores de RH a consideraram a computação em nuvem estão a agilidade, simplicidade, economia e amplitude das possibilidades de análises e visões estratégicas.

 

Analise o valor do seu capital humano

Outra cobrança que o setor de RH vem sentindo aumentar a cada ano e que pode ser apoiada com o uso de um sistema de gestão na nuvem é a elaboração de análises e visões que permitam prever situações futuras e realizar planejamentos com base em informações reais.

Com o apoio da tecnologia é possível realizar uma série de tratativas e identificar, por exemplo, colaboradores potenciais para substituição ou sucessão, análise de competências a serem trabalhadas e outros pontos estratégicos para elevar a produtividade e qualificação do time.

 

Solução para todos os perfis corporativos

Independente do segmento e porte da organização, sistema de RH na nuvem são viáveis para todos os perfis corporativos, eliminando a burocracia e priorizando o desenvolvimento das pessoas e o resultado das organizações. Podemos citar dois exemplos distintos.

Um deles é a empresa Argus, especializada em segurança e proteção contra incêndio, que utiliza o software Join RH para manter o controle de seus 35 funcionários registrados. Através da plataforma na nuvem a empresa conseguiu agilizar o acesso às informações de qualquer uma de suas unidades em Vinhedo, Belo Horizonte ou no Rio de Janeiro, atendendo facilmente auditorias de ISO 9001 e realizando análises de RH para proporcionar o crescimento desejado à organização.

Outro exemplo é a Tecsis, empresa líder na fabricação de pás para turbinas eólicas, que tem mais de 6.000 colaboradores e utiliza a solução em nuvem da Linked RH para gerenciar sua equipe. Além de integrar os RHs das unidades e reduzir a carga operacional do setor, o software facilita ainda o processo de avaliação de competências dos colaboradores e mune os gestores de informações para a tomada de decisões.

 

Vantagens de uma solução em nuvem para o RH

Um dos principais benefícios que um sistema de gestão de pessoas na nuvem agrega às empresas é a redução do tempo de resposta no atendimento às solicitações de RH e, consequentemente, a melhoria no relacionamento entre o RH, gestores e colaboradores.

Com o apoio tecnológico, a equipe de recursos humanos deixa de operar manualmente e reduz as possibilidades de falhas, passando a centralizar e automatizar as informações, o que torna muito mais simples o processo de crescimento da organização, pois mesmo com um novo volume de colaboradores, o processo continua sendo absorvido pelo sistema sem maiores impactos na equipe, ganhando em escala e eficiência.

Além disso, outro ponto fundamental é o apoio à operações globalizadas, eliminando redundância de atividades e a rápida captação e absorção de inovações e boas práticas do mercado por meio do sistema e suas atualizações.

E, por fim, não podemos deixar de citar a vantagem econômica que um sistema de gestão de pessoas na nuvem representa para a empresa, visto que a operação não depende mais de uma estrutura robusta de TI e pode conquistar maior independência para o setor de RH em relação à área de TI.

 

Integrando a folha de pagamento

Atualmente muitas empresas já contam com sistemas de folha de pagamento na nuvem, mas não conseguem avaliar as etapas de gestão de pessoas como um todo. Com soluções especializadas e flexíveis é possível integrar as duas pontas e a computação em nuvem normalmente facilita muito este processo, pois as plataformas são mais amigáveis e inovadoras. O Join RH, por exemplo, pratica a integração da folha de pagamento e automatiza a transferência de informações através de uma interface própria e inteligente para a transferência e carga de dados.

 

Pontos de atenção

Apesar de todas as vantagens que o modelo na nuvem promove, é preciso permanecer atento à alguns pontos em especial. Muitas plataformas de soluções em nuvem são padronizadas e engessadas, não permitindo que você customize os processos organizacionais.

Por isso é muito importante pesquisar e avaliar as soluções disponíveis antes de encontrar o sistema que será adotado por sua empresa. Tenha entre os pontos de atenção o cuidado em preferir soluções adaptáveis aos seus processos, que permitam customizações e incorporem inovações com agilidade.

 

Por que contratar um sistema na nuvem

Conheça alguns motivos que confirmam as vantagens e benefícios de contratar um sistema de gestão de pessoas na nuvem:

  • Economia com horas de atividades da equipe de TI para backup, monitoramento de servidor, atendimento a usuário, atualização de versão, abertura de chamado, entre outras.
  • Redução de custo (TCO) com a infraestrutura de T.I. (hardware, licença de software e backup) e processamento de dados nos servidores.
  • Flexibilidade, iniciando com poucos acessos e expandindo conforme a necessidade.
  • Acessibilidade, como funciona em um ambiente na nuvem, o software pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Segurança com dados criptografados (SSL) acessados somente por quem o RH permitir o acesso, sem ninguém da área de TI tendo acesso aos dados.
  • Simplifica as operações de TI resultando em economia de espaço físico, refrigeração, consumo de energia, maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres.
  • Mais backups armazenados diariamente em zonas distintas e facilidade para migração de ambientes.

 

Conclusão

Adotar um sistema na nuvem não é mais um ponto a ser discutido, é apenas uma questão de tempo. Ainda existem muitas discussões sobre a ida de todas as soluções – sobretudo as mais robustas – para a nuvem, mas este é um ponto sem volta.

E quando o assunto é gestão de pessoas, essa questão se torna ainda mais forte e evidente, visto que o RH vem desempenhando a cada ano um papel mais estratégico dentro das organizações, se tornando um parceiro essencial para os resultados dos negócios. E neste sentido a tecnologia pode somar e contribuir para que as tarefas operacionais deixem de ser um empecilho enquanto o time volta seu foco total para um importante papel de liderança corporativa em empresas de todos os setores e perfis.

A sua empresa já está preparada?


Fonte: Artigos Administradores / Por que adotar uma solução de RH na nuvem?

Os comentários estão fechados.