Por que as empresas devem adotar a curadoria de conteúdo em suas estratégias?

Por que as empresas devem adotar a curadoria de conteúdo em suas estratégias?

Estamos em uma nova era da informação, onde o público experiente está buscando contexto juntamente com o conteúdo.

Mas afinal, o que é curadoria de conteúdo?

Etimologicamente curador vem do latim ” Tutor”, aquele que tem uma administração ao seu cuidado. E ainda segundo o dicionário, a curadoria é um cargo, poder, função ou administração. Por conseguinte, o curador não tem uma postura de “Dono”, mas uma visão do todo. Reunindo, escolhendo e distribuindo o conteúdo de forma sistêmica para um público distinto.

Mas por que as empresas devem adotar a curadoria de conteúdo em suas estratégias? 

Acredito que você deva ter notado que o acesso cada vez maior da tecnologia em nossas vidas, nos permite diariamente receber uma avalanche de informações, em diversos meios, tornando a atenção do consumidor e clientes alvo ainda mais concorrido ” Preste atenção aqui e não ali.”

“Numa era de excesso de dados, a curadoria – um serviço que leva ao público o que é interessante, significativo e que vale o tempo gasto – é uma forma de criação de crescente urgência e importância. ” (Maria Popova).

No videocast, a consultora, pesquisadora e mestre em marketing digital Martha Gabriel dentre determinados assuntos, apresenta a importância de uma curadoria de conteúdo nos modelos das redes sociais, uma vez que as pessoas prestam atenção em alguém que organize as informações para elas. Assista o video

Contudo a curadoria é uma forma de manter relacionamentos e interação de uma forma mais eficiente. Mas veja bem, não é apenas pegar um conteúdo e clicar no teclado Ctrl+c e Ctrl+v.

Compete ao curador compilar esse conteúdo relevante e de qualidade fazendo uma espécie de releitura da notícia que tenham a ver com a sua área de atuação, é ficar atento a tudo que compreende o seu mercado, através disso consequentemente as pessoas vão recomendar e começar a enxergá-lo como um “formador de opinião” em seu mercado.

Todas estas estratégias podem ajudar a construir uma marca consistente e gerar mais tráfego ao seu site.

Muito embora existam empresas com uma reação resistente para a curadoria de conteúdo que dizem que isso não oferece o mesmo valor do conteúdo original, e/ou por entender que essa estratégia não seja viável, falta de conhecimento, etc. Entendo que assumir a curadoria sinaliza uma mudança sísmica nas expectativas dos consumidores de informações.

Estamos em uma nova era da informação, onde o público experiente está buscando contexto juntamente com o conteúdo. “Os consumidores querem mais do que storytelling , eles querem entender as várias maneiras em que esse conteúdo é narrado.”

 A curadoria de conteúdo faz com que isso seja possível sustentar com mais harmonia e eficaz, sem o custo elevado da criação de conteúdos inéditos. E essa oportunidade é executada em todo o espectro de conteúdo. A curadoria oferece a oportunidade não apenas de participar da conversa, mas de moldá-la.

E por fim a Curadoria agora é indispensável! Cabe a nós como “Curadores” aproveitar esse vendaval de informação bruta e lapidar, gerando conteúdo relevante para compartilhar com seu público de interesse.


Fonte: Artigos Administradores / Por que as empresas devem adotar a curadoria de conteúdo em suas estratégias?

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