Por que devemos ensinar programação para as crianças?

Por que devemos ensinar programação para as crianças?

Nos últimos anos pessoas influentes no mundo todo, como Bill Gates, Mark Zuckerberg e até mesmo o presidente americano Barack Obama se manifestaram sobre a importância de ensinar programação para as nossas crianças

Nos últimos anos pessoas influentes no mundo todo, como Bill Gates, Mark Zuckerberg e até mesmo o presidente americano Barack Obama se manifestaram sobre a importância de ensinar programação para as nossas crianças. Estão surgindo diversas instituições voltadas para esse objetivo, como por exemplo o Code Club e o Code. Alguns países como os Estados Unidos e a Inglaterra já estão incluindo essa disciplina nas grades curriculares. Mas afinal, por que é tão importante ensinar programação para as crianças?

Nós vivemos em um mundo dominado por softwares. Nossos celulares, televisores e  até mesmo nossas geladeiras já estão conectadas à internet. Nós já podemos comprar quase tudo online e alguém ai se lembra da última vez que comprou um mapa? As pessoas não compram mais enciclopédias, afinal, está tudo no Google. Em breve nossas casas serão controladas por softwares. O dinheiro virtual já é uma realidade e todos nós já sabemos que existem carros que não precisam de motoristas.

A demanda por profissionais de tecnologia da informação está aumentando cada vez mais, afinal, a maioria dos objetos do nosso cotidiano estão deixando de ser somente objetos elétricos/mecânicos e estão se tornando digitais. Muitas profissões baseadas em processos repetitivos e decisões simples estão sendo substituídas por equipamentos capazes de realizar tais tarefas com maior precisão e menor custo que humanos. Isso não significa que as máquinas dominarão o mundo (ainda não), mas significa que as profissões estão mudando e o nosso dever é preparar as crianças para essas mudanças.  

No futuro, aprender lógica computacional será tão importante como ler, escrever e fazer operações matemáticas. Não significa que no futuro todos serão engenheiros de software ou que todos os profissionais utilizarão essas habilidades nos seus empregos. O importante, no entanto, será aprender a lógica computacional, proporcionando ao indivíduo a capacidade de resolver problemas combinando lógica, matemática e algoritmos.

A lógica computacional nos ensinam a dividir grandes problemas em problemas menores e mais fáceis de serem gerenciados. Podemos utilizar essa forma de pensar para modelar problemas do mundo real, separando os aspectos mais relevantes para que possamos resolver os problemas de forma mais eficiente, em menor escala e garantindo que as soluções desses problemas sejam representativas no mundo real.

Os objetivos de ensinar programação para as crianças vão além de simplesmente prepara-las para o mercado de trabalho. Diferentes áreas de estudo como a engenharia, física, biologia e a música podem se beneficiar do uso da lógica computacional. Ela está presente, por exemplo, no mundo dos negócios, onde grandes empresas precisam analisar dados de mercado extremamente complexos e transforma-los em informações úteis que auxiliarão nos processos de decisão estratégica da empresa.

A Terceira Revolução Industrial já está acontecendo e precisamos estar preparados para as grandes mudanças. A melhor maneira de contribuir e garantir que todos estejam preparados pode ser através da educação, portanto, cabe a todos estimularem e incentivarem o ensino da tecnologia para as crianças e jovens de todo o mundo. Não precisamos ser meros espectadores da tecnologia, podemos ser seus criadores.


Fonte: Artigos Administradores / Por que devemos ensinar programação para as crianças?

Os comentários estão fechados.