Por que devemos estudar sobre finanças?

Por que devemos estudar sobre finanças?

A informação pode ser o seu maior aliado quando o assunto é gerar mais receitas

Nas aulas de Matemática Financeira, é fácil entender o interesse dos alunos pelo assunto. São questões relacionadas, em geral, à sua área de atuação.

Quando clientes, principalmente pessoas físicas, procuram o auxílio de um Coach Financeiro, venho percebendo dois discursos bem frequentes: “odeio números” e “não tenho interesse em aprender sobre o assunto”.

Honestamente, isso me preocupa um pouco. E, se estou aqui escrevendo estas linhas agora, é porquegostaria que as pessoas aprendessem um pouco mais sobre finanças. Principalmente, após problemas sérios que passei por não saber utilizar o dinheiro, aprendi que a boa utilização pode trazer resultados muito interessantes, mas esta boa utilização requer o mínimo de informação.

E, se você acredita que não tem condições / capacidade de aprender sobre o assunto, vai aqui um alento muito bom: em meus estudos sobre desenvolvimento de inteligências, posso lhe assegurar que você pode aprender e, ainda mais, passar a gostar do assunto. Em outra postagem posso tratar deste aspecto.

Gostaria de lhe colocar cinco motivos para que você possa começar a adquirir informações básicas sobre finanças.

Acredito que este seja o principal motivo. Ninguém consegue viver sem dinheiro. Mesmo aquele sujeito que vive na rua sem, aparentemente, recurso algum, cotidianamente realiza operações financeiras! Desde a hora que você acorda até a hora de dormir, seu dia é permeado de situações que exigem que você entenda minimamente da boa utilização do dinheiro. Compras no supermercado, taxas, índices, mesada das crianças, salários, pró – labore, DRE… paraficarmos apenas com alguns exemplos.

Compreender como tudo isso funciona é uma necessidade cada vez maior em nossa sociedade.

O assunto de finanças é tão importante que se tornou disciplina necessária na maioria dos cursos de nível superior nas mais variadas Universidades do mundo. Mesmo que você não esteja inserido neste cenário, existem cursos básicos voltados para o público leigo no assunto em instituições de ensino e várias opções com versões gratuitas na internet no formato que você desejar.

Em uma postagem anterior, tratei da problemática da Caderneta de Poupança. Esse conhecimento vem do estudo sobre finanças. Com um pouco de dedicação e tempo, você pode encontrar informações muito valiosas que podem fazer o seu dinheiro render mais e trazer mais recursos para sua conta bancária.

Por que tenho que dar 10% de entrada na compra do carro? E se eu desse 30%, o que ocorreria? Como posso conseguir preços melhores nos bens que compro? Como fazer um bom acordo paraquitar aquela dívida que já venceu? Quando você conhece um pouco do comportamento do mercado no que tange às finanças, você consegue oportunidades muito vantajosas para o bolso.

Todas as pessoas que nós conhecemos estão percebendo os efeitos da crise? Acredito que a resposta para isso seja sim. Mas todos estão sofrendo com os efeitos dela? A resposta para isso é um sonoro NÃO. Entender sobre finanças ajuda a nos precaver das crises financeiras, embora algumas sejam experiências generalizadas. Digo algumas porque as crises financeiras podem ser gerais (como o que estamos percebendo em nosso país agora) ou localizadas (aquela crise financeira que você passou porquecomprou o que não devia!).

Algo que você pode perceber claramente é que todos os cinco pontos citados estão relacionados.

Assim, é uma sugestão muito pertinente a de que você busque conhecer um pouco mais sobre finanças, isso pode lhe trazer mais ativos para dentro de casa.

Informe – se em sua cidade onde você pode estudar mais sobre o assunto ou busque o apoio da internet. Caso não saiba onde encontrar na internet, pode entrar em contato que retornarei com as informações que você precisar.

Um forte abraço.

 


Fonte: Artigos Administradores / Por que devemos estudar sobre finanças?

Os comentários estão fechados.