Por que o Coaching de carreira é o melhor investimento para jovens

Por que o Coaching de carreira é o melhor investimento para jovens

Investimento não é custo. Os resultados são muito superiores ao valor investido

Desde os meus 17 anos, quando comecei a me preparar para ingressar na universidade, me vi diante da dúvida compartilhada com muitos jovens: a escolha do curso que representaria naquele momento a escolha da minha trajetória profissional.

Tive muitos colegas que desistiram do curso antes da conclusão, por não se identificarem com a escolha que fizeram. Outros terminaram o curso sem saber o que queriam fazer com o que aprenderam.

Em minha vida profissional conheci inúmeros jovens em situação ainda mais desafiadora: estudavam em universidades privadas, fizeram um financiamento estudantil e em determinado momento do curso perceberam que não tinham feito uma boa escolha. O resultado disso era jovens frustrados, desempregados e com uma dívida de alguns milhares de reais para pagar. E mais, sem a possibilidade de pleitear novo financiamento estudantil.

Cerca de 6 anos depois de ter concluído o curso de Administração, ingressei novamente em uma Universidade Federal, na área de TI. Para confirmar ainda mais a minha constatação, dos 60 jovens que ingressavam todos os semestres, apenas 6 concluiam o curso, ou seja, apenas 10%.

No último GVcast, com Sofia Esteves, fui presenteado mais uma vez com dados de uma pessoa que é referência em recrutamento e seleção de jovens talentos, quando ela disse que a evasão escolha na universidade chega a 80%, um número alarmante.

Diante de todos esses dados, percebi o quanto o coaching de carreira é importante para jovens em idade pré-universitária. Muitas pessoas dizem ser um serviço caro, sem pensar que podem economizar muito algum tempo depois, tanto financeiramente quanto em anos de estudos perdidos.

O coaching com foco em carreira leva o jovem a se questionar sobre aquilo que pretende em sua trajetória profissional, antes de tomar uma das decisões mais importantes de suas vidas. Através do autoconhecimento o jovem percebe quais são as suas vontades em essência e pode identificar claramente com o que ele mais se identifica, através de planos de ação muito bem estruturados e com acompanhamento semanal.

Fiz um vídeo em que eu explico com mais detalhes toda essa história e o quanto o coaching pode contribuir para a assertividade na escolha da trajetória profissional. 

 


Fonte: Artigos Administradores / Por que o Coaching de carreira é o melhor investimento para jovens

Os comentários estão fechados.