Por que temos medo de falar em público?

Por que temos medo de falar em público?

Julia Roberts e Bruce Willis sofriam de gagueira e se tornaram dois dos mais bem pagos atores do mundo. Por que tantas pessoas sofrem com o medo de falar em público?

Julia Roberts, assim como a maioria de nós, nasceu em uma cidade pequena e sonhava em ser veterinária. Julia tinha um sério problema para falar em público, não somente medo, mas realmente uma grande dificuldade que chegava à gagueira.

Ela tinha dificuldade em falar de forma natural em público, mas superou isso com um tratamento.

Ela tinha uma limitação real, mas não deixou isso impedi-la de atingir seus sonhos e objetivos, e acabou se tornando a atriz mais bem paga do mundo.

Você imaginaria que Bruce Willis, que já fez vários filmes como herói no cinema, também sofria com gagueira até os 20 anos e dizia que às vezes levava três minutos para terminar uma sentença? Era terrível para ele!

Por conta disso, por muito tempo ele tinha dificuldade de falar sobre esse período de sua vida.

Willis lutou muitas batalhas no cinema, mas a maior delas ele travou em sua juventude, para conseguir superar suas dificuldades e se tornar um ator profissional.

Além desses dois exemplos, outros famosos também passaram por problemas parecidos em suas vidas, como

  • Samuel L. Jackson
  • Harrison Ford, que ficou famoso no papel de Indiana Jones
  • E até mesmo ele, quem diria, Rowan Atkinson, o Mr. Bean!

 O que eles têm em comum?

  • Nenhum deles nasceu vencedor e com um dom especial
  • Todos enfrentaram grandes obstáculos
  • Todos atingiram grande sucesso, apesar de todas as dificuldades

O que eles teriam se tornado se tivessem desistido? Eles conseguiriam atingir todo potencial possível?

E você? Já atingiu todo seu potencial ou você consegue fazer mais do que já fez? Você também tem obstáculos em seu caminho?

Esses atores sofreram com gagueira, ataques de pânico, medo de falar em público e dificuldades para lidar com pessoas.

Grandes empreendedores e grandes líderes precisam desenvolver essas habilidades, pessoas como Steve Jobs, que também precisou aprender a superar seus medos e acabou por se tornar um grande orador. 

Por que temos medo de falar em público? Porque a maioria das pessoas sofre com isso?

Nossa natureza

Nossos corpos se desenvolveram para lidar com uma realidade de milhares de anos e por isso precisamos entender que nossas características são naturais e possuem uma razão de ser, mas que às vezes podem nos atrapalhar no mundo atual.

Sendo assim, nós temos em nossos cérebros uma estrutura que é chamada de Amígdala, estrutura que alerta o organismo para a presença de ameaças no ambiente.

Algumas pessoas possuem hiper sensividade na Amígdala, que são chamadas pessoas com “alto neuroticismo”, quando realizamos uma Avaliação de Perfil Comportamental. Elas identificam e relembram mais sobre ameaças percebidas e perigos. É como estar sempre atento para a possibilidade de ameaças, reais ou imaginárias, o que faz com que as pessoas com alto neuroticismo sejam mais estressadas e mais ansiosas.

Quando estamos em evidência, sentimos uma ansiedade grande, nossos hormônios se desregulam, ficamos nervosos e podemos sentir vários sintomas físicos, como dor de estômago, rosto queimando e suor frio.

A ansiedade libera hormônios de estresse, libera adrenalina e nos faz ter vontade de fugir e sair correndo daquela situação negativa.

Por isso, controlar a ansiedade e desenvolver a confiança são as chaves para falar em público.

Quando sentimos ansiedade temos maior dificuldade em lembrar do que temos que falar, por isso temos brancos. A ansiedade nos tira do tempo presente, nos faz esperar algo acontecer, focar no futuro (antecipação de perigos) ou então nos faz ficar revivendo situações desagradáveis do passado. Ou seja, nos atrapalha a ter consciência do momento presente.

Um dos motivos que temos medo de falar em público e sentimos ansiedade é porque temos medo de sermos julgados pelas outras pessoas.

E o interessante é que as pessoas geralmente não param para pensar que você está nervoso, a não ser que você fale sobre isso, por isso chamar a atenção para seu nervosismo é um dos maiores erros que você pode cometer quando for falar em público.

A maioria das pessoas têm dificuldades para falar em público, então nossa preocupação sobre o que os outros pensam de nós é bastante exagerada.

E porque é importante superar o medo de falar em público?

Supere seus obstáculos

Basta lembrar das histórias no início desse artigo. A confiança que precisamos para falar em público é a mesma que nos leva a atingir os grandes objetivos de nossas vidas, como mostraram a Julia Roberts e o Bruce Willis.

Por isso, superar o medo de falar em público não somente vai te ajudar a fazer melhores apresentações, mas vai te ajudar a ter maior desempenho no trabalho e até mesmo a se tornar um líder mais efetivo.

Lembre-se: a chave para falar em público e atingir o sucesso é desenvolver a sua confiança.

E como se desenvolve a confiança?

Mudando seu corpo e mudando sua mente, através da mudança de sua postura e linguagem corporal, da sua respiração e através da preparação da sua mente com técnicas com a Programação Neurolinguística.

Você também pode ler livros, como o “Presence”, da Amy Cuddy, que ainda não possui versão em português.

Tenho um e-book gratuito com MUITAS dicas para você superar suas dificuldades e desenvolver sua confiança, basta clicar aqui, cadastrar e receber por e-mail!

Gostou do artigo? Você conhece outras pessoas que sofrem com problemas para lidar com pessoas, falar em público ou outras dificuldades parecidas? Compartilhe esse artigo com essas pessoas!

Cadastre-se aqui também para receber meu artigo e vídeo onde falo como pessoas comuns se tornaram grandes líderes mundiais.

Uma abraço.


Fonte: Artigos Administradores / Por que temos medo de falar em público?

Os comentários estão fechados.