Por que um franqueado deve ter participação ativa na rede?

Por que um franqueado deve ter participação ativa na rede?

Uma rede não cresce sozinha, ela depende também de seus franqueados. São eles que vivem o dia a dia, enxergam e sentem o mercado de perto e, por isso, a participação ativa do franqueado numa rede é essencial para o sucesso. Uma rede sólida e de sucesso se faz por meio de um relacionamento saudável entre franqueadora e franqueados.

Não vejo outra forma de conquistar essa qualidade se não com o envolvimento de toda a rede franqueada na estratégia da Franqueadora. Uma das partes achar que só precisa dedicar-se 50% é uma visão equivocada. Cada um precisa dedicar-se 100% no relacionamento para evitar que a dificuldade de um, finalize em baixos resultados para todos.

Alguns exemplos de como isso pode funcionar, dão -se observando o público da sua unidade, um franqueado de uma rede de sorveterias percebeu que poderia atrair clientes que não abrem mão da dieta. Dessa forma, sugeriu à rede a criação de uma linha de produtos detox, já implantada com sucesso de vendas. Em outro exemplo, um dos franqueados de uma rede de serviços de limpeza propôs uma ação de marketing que consistia em uma parceria com porteiros de prédios e condomínios. A ideia foi um sucesso e hoje já está em toda a rede.

Para proporcionar esse diálogo, muitas redes promovem treinamentos, palestras, encontros on-line e convenções, entre vários outros eventos, a troca de experiências que acontece nos encontros entre franqueados é fundamental. A participação em eventos oxigena a visão do franqueado e de sua equipe com novas ideias, além de ser também um momento de capacitação. Uma convenção, por exemplo, permite uma análise em retrospectiva de tudo que houve no ano anterior e a participação efetiva do franqueado nas perspectivas para o ano seguinte. É um momento de imersão para analisar o negócio e planejar as próximas estratégias de posicionamento e fortalecimento da marca.


Fonte: Artigos Administradores / Por que um franqueado deve ter participação ativa na rede?

Os comentários estão fechados.