Por que uma equipe tem sucesso ou não?

Por que uma equipe tem sucesso ou não?

Por que é tão difícil trabalhar em equipe? O que faz uma equipe ter sucesso?

Teoricamente, trabalho em equipe é algo maravilhoso, todos trabalhando em conjunto, todos são felizes, todos se ajudando e o trabalho flui. Mas na realidade as coisas não funcionam deste jeito. Somos pessoas e, portanto somos diferentes, cada um tem sua forma de trabalhar e cada um vê o trabalho de forma diferente.

Uns se esforçam mais e outros menos, e aí está o grande problema. Você chega em uma nova equipe e está com todo o ânimo, porém vê que seus colegas não estão no mesmo pique que você? O que você faz? Bem, a maioria vai pensar, “vou seguir o ritmo da equipe”, e aí está o grande problema.

O líder se pergunta, por que a equipe não rende? Quem determina o ritmo da equipe é a própria equipe.

Trabalhei em uma equipe muito boa, todos trabalhavam em conjunto esforço e a equipe era muito bem elogiada, os novos integrantes que chegavam e que não tinham o mesmo ritmo de certa forma não aguentavam a pressão e iam embora.

Porém ás vezes acontece o reverso, a equipe tem um ritmo devagar e quem chega, apesar de muita motivação acaba por aderir o ritmo da equipe e por consequência a equipe não desenvolve do jeito que deveria e o trabalho não rende.

Cabe ao líder, analisar o problema e entender o porquê das pessoas não trabalharem no ritmo que deveriam trabalhar, e talvez trocar os integrantes para que assim a equipe comece a desenvolver e o trabalho flua.

Cabe a ele saber ouvir e entender o que está de errado, porque é a equipe que determinará o sucesso ou o fracasso do mesmo.


Fonte: Artigos Administradores / Por que uma equipe tem sucesso ou não?

Os comentários estão fechados.