Porque não batemos metas?

Porque não batemos metas?

Sabe como as metas são batidas de forma compulsiva nos times de alta performance? Entenda os erros que gestores evitam para fazer seu time bater metas!

Todos nós temos sonhos e metas! Desde metas simples até as impossíveis. A verdade é que imaginamos um futuro diferente em algum quesito de nossas vidas. Seja engatar uma rotina de hábitos saudáveis, viajar para Grécia ou começar um negócio milionário.

No ambiente corporativo, nada é diferente. Como gestor ou colaborador, desejamos entrar em um novo mercado ou simplesmente estudar uma nova tecnologia. A verdade é que para a maioria dos nossos objetivos, quanto mais tempo passa, mais longe ficamos da realização.

E porque isso acontece? Porque se torna difícil alcançar objetivos? Porque meu Planejamento Estratégico se torna obsoleto? Pessoalmente, acredito em seis motivos que justificam este fato no ambiente corporativo. O incrível é que a verdade é a mesma para nossa vida pessoal!

Motivo 1 – Nosso propósito não é claro o suficiente

A pergunta que vale um cartão dourado: “Onde o seu time vai estar em 5 anos?”. É inacreditável como a maioria dos gestores não conseguem responder a essa pergunta. Se você se enquadrou neste grupo, é melhor repensar quais os motivos está dando para sua equipe acordar todos os dias e ir para sua empresa. Comunicar de forma OBSESSIVA o sonho grande da organização tem que fazer parte do topo da lista de qualquer gestor.

Motivo 2 – Não priorizamos nossos objetivos

Sabe o que trocar de carro no próximo verão tem a ver com viajar para a Grécia? Pois é, coisas sem sentido desse tipo acontecem todos os dias no mundo corporativo. Uma energia imensa é investida em tarefas que simplesmente nada agregam ao propósito da empresa ou contribuem com objetivos secundários. Alinhar sua equipe para trabalhar em torno do seu sonho grande é essencial para focar em objetivos prioritários.

Motivo 3 – Vivemos apagando incêndios

Atender um pedido do presidente é mais importante do que minha tarefa, certo? Errado, na maioria das vezes. Temos um volume monumental de distrações no nosso dia a dia para desviar o foco do nosso propósito. Filtrar o que é importante não é nada fácil, mas é essencial para concentrar a energia no sonho grande. Você não quer apagar incêndios para o resto da vida, não é mesmo?

Motivo 4 – Nosso plano não é claro o suficiente

Sabe o caminho que você precisa percorrer até chegar no seu propósito? Se não, tenho uma péssima notícia: você pode começar a apagar incêndios o tempo todo. Tendo o propósito bem definido e comunicado de forma obsessiva, tenha um plano claro para chegar até ele, incluindo as ações esperadas de todas as pessoas. Adivinhar o que precisa fazer não é uma característica diferenciada de um profissional.

Motivo 5 – Não pivotamos com os erros

“Que pena, não conseguimos. Vamos deixar pra lá?” Jamais! As equipes de alta performance se diferenciam de equipes tradicionais por uma característica, entre várias outras: sabem pivotar. Equipes produtivas podem falhar, e falhar muito, mas o grande segredo é aprender com estes erros e desenvolver novas habilidades para percorrer caminhos diferentes.

Motivo 6 – Ninguém se importa com as metas

Metas são importantes e devem importar para todo mundo. Por isso, elas devem ser comunicadas, difundidas e levadas a sério em todos os níveis da organização. Servem para, além de tudo, gerar sinergia da equipe em torno de resultados. Comemore muito ao bater metas e abra o ciclo de melhorias quando não bater.

A jornada para bater metas não é simples, mas evitar estes erros pode facilitar seu trabalho. Comece com um foco bem definido, planeje todas as ações e aprenda com os erros. Então, comece o ciclo novamente. 

Este artigo foi originalmente publicado pelo mesmo autor em: http://goo.gl/p3okpk.


Fonte: Artigos Administradores / Porque não batemos metas?

Os comentários estão fechados.