Principais dicas para implementar OKRs na sua empresa

Principais dicas para implementar OKRs na sua empresa

Com base em alguns líderes e experiências, listamos aqui algumas dicas que são consenso na hora de implementar OKRs

Com base em alguns líderes e experiências na hora de implementar OKRs nas empresas, listamos aqui algumas dicas que são consenso na hora de implementar OKRs. Mas lembramos que não existe receita de bolo com OKR, pois a metodologia deve se adaptar a cada empresa. Vamos as dicas:

PACIÊNCIA:

Como mencionado acima, não existe uma receita que você segue e terá sucesso, por isso o processo de implementação deverá ser baseado em acertos e erros. Será um processo de muito aprendizado para todos e com certeza servirá para alinhar as equipes e os líderes também. Então a primeira dica é ter paciência, pois após este período, sua gestão passará da água para o vinho.

DEFINA UM LÍDER OKR

Algumas empresas denominam o líder OKR de champion, mas o nome não importa, o importe é a sua função neste processo. O Líder OKR deverá ser o responsável pela implementação e treinamento das equipes, analisar os processos, garantir a motivação de todos, deverá dominar a metodologia e garantir o seu sucesso (este será o seu OKR na verdade). Com base nisso sugerimos que ele seja um gestor e que faça parte do seu perfil liderar.

OKR FAZ PARTE DA CULTURA

Os OKR primeiramente devem partir da diretrizes culturais da empresa, ou seja, devem transmitir a missão e buscar a visão do negócio no longo prazo. Mas mais do que isso. Deve fazer parte do DNA da organização, novos colaboradores devem passar por treinamentos já vinculados aos OKRs para já absorverem a cultura da empresa.

COMECE COM PEQUENAS CONQUISTAS

Um erro que acontece, principalmente em empresas maiores é criar muitos objetivos e resultados por trimestre, em todos os níveis. Isso confunde os colaboradores e torna o processo uma bagunça e consequentemente um fracasso. Lembre-se OKR consiste em focar no que realmente importa. Nós gostamos muito do modelo de “pequenas conquistas”, ou seja, defina o objetivo do ano da organização, após defina o objetivo do trimestre e para cada departamento criar 1 ou 2 objetivos que obviamente completem o da organização, mas que sejam mais viáveis e permitam um trabalho colaborativo e que seja possível comemorar as pequenas conquistas que vão sendo conquistadas (nem que seja com palmas). Mas no primeiro trimestre não recomendamos trabalhar com OKRs individuais.

CRESCIMENTO COLABORATIVO

Os OKRs devem ser 100% transparentes e motivacionais, mas também devem buscar a participação de todos, é por isso que gestores e líderes definem nortes e caminhos, mas a equipe participa da estratégia. Por exemplo, após definir os Objetivos do trimestre da organização e consequentemente dos departamentos (top down), aconselhamos os líderes de departamentos fazerem reuniões com seus colaboradores para definir de que maneira cada um pode contribuir para o sucesso do departamento e da empresa e desta forma definir os Objetivos e Resultados Chaves individuais (botton up), mas reforçando o que foi dito na dica anterior, só parta para os Objetivos individuais após estar com a metodologia alinhada e compreendida por todos, até que isso ocorra, faça as reuniões para que todos ajudem nas definições dos resultados chaves dos objetivos de departamentos.

A chave do sucesso nesta é não impor objetivos e resultados e sim buscar a participação de cada um para aumentar o engajamento e garantir que o crescimento seja colaborativo. Será neste momento que os colaboradores irão começar a questionar o porque da estratégia e darão as suas opiniões e idéias. Que devem sim serem levadas em consideração.

Os líderes devem serem capazes de mostrar como cada um pode fazer uma grande diferença quando se trata de alcançar metas de alto nível, no dia a dia e posteriormente a cada trimestre.

MANTENHA A GESTÃO OBJETIVA

Escreva o que realmente importa para a empresa, faça com que o processo e a gestão sejam objetivos e leves. por exemplo, não busque leads e sim vendas, pois leads não mantém a empresa aberta e vendas sim.

FAÇA ANÁLISES SEMANAIS

Analise os resultados conquistados em cada semana, pois assim será possível ver as dificuldades e corrigir rotas para garantir o sucesso da empresa no período definido. Após a metodologia já fazer parte do DNA da organização será possível fazer análises em períodos maiores como quinzenalmente ou mensalmente.

Busque nestas analises ver também se os resultados realmente estão ajudando no desenvolvimento da empresa, se são complementares entre os departamentos e são coerentes e motivadores.

Veja o que diz Dick Costolo – CEO do Twitter sobre OKR (tradução adaptada)

Priorize a comunicação. Lembre-se que OKRs não são apenas uma maneira de medir o progresso: eles são um veículo de comunicação que mostra as outras equipes que você está trabalhando e que você está tentando realizar. Permita e motive as equipes a olhar para os OKRs de outros departamentos e falar sobre eles, a fim de incentivar a colaboração e potencializar os resultados.

 


Fonte: Artigos Administradores / Principais dicas para implementar OKRs na sua empresa

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