Princípios para uma boa Liderança

Princípios para uma boa Liderança

Aqui você encontrará alguns das principais habilidades de Liderança e também como você poderá desenvolvê-la.

Liderança é  a habilidade de influenciar pesoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bm comum. (O Monge e o Executivo) 

Para mim esta é a mais simples e clara definição sobre Liderança. 

Esta é a maneira como se define Liderança. As formas de ecercê-la são duas: pelo poder e pela autoridade. 

Segundo o livro “O Monge e o Executivo” a Liderança pelo poder é exercida quando forçamos ou coagimos alguém a fazer nossa vontade, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer por causa da posição ou força do lider. 

E a Liderança pela autoridade se dá através da habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua infuencia pessoal. 

Baseado nestas duas descrições pergunto para você: como você tem liderado sua equipe? obrigando-os a  realizar o que você manda ou influenciando-os? 

Certamente a Liderança pelo poder não é a mais adequada, uma vez que as pessoas passam a atuar com medo e motivadas por esse medo o rendimento das equipes cai, resultando em um mau desempenho e demissões. 

Você deve estar se perguntando: Mas o que fazer para influenciar as pessoas? Simples, dando exemplos. Os liderados reparam nas ações e atitudes de seus lideres e os seguem. 

Você quer uma equipe comprometida, que cumpra metas e seja inovadora? Então seja você primeiro comprometido, cumpridor e inovador. 

Para ser mai clara observe a relação entre pais e filhos, os filhos observam e absorvem tudo que os seus pais fazem e os tomam como exemplo, como fazer, porque fazer. 

 Para que possamos desenvolver a liderança pela autoridade e influenciar pessoas seguem abaixo algumas importantes habilidade a serem desenvolvidas. 

* Paciência: demonstre autocontrole, se você não gosta que gritem com você, não faça isso com os outros. 

* Saiba Ouvir: seus liderados têm coisas a dizr para você, é importante ouví-los, eles podem ter grandes ideais para a aquipe e para o objetivo comum. 

* Humildade: não seja arrogante ou orgulhoso, seja autentico. 

* Empatia: saiba se colocar no lugar de seu liderado para compreendê-lo. 

* Respeito: trate a todos como importante independente da posição que ocupe na equipe. Em um conjunto todas as peças são fundamentais. 

* Bondade: dê atenção, reconheça e incentive as pessoas da sua equipe. 

* Honestidade: seja honesto em suas decisões, seja livre de engano. 

* Copromisso: sustente suas escolhas, não fique mudando de opinião a cada passo que você der. 

Estas são apenas algumas porém importantes habilidades que um bom líder precisa desenvolver. 

Tudo na vida é possível de se aprender e desenvolver, Não desista de ser um grande líder. 


Fonte: Artigos Administradores / Princípios para uma boa Liderança

Os comentários estão fechados.