Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz

Essa frase que já foi cantada diversas vezes e que foi um dos grandes sucessos da banda Barão Vermelho, deveria ser o tema de muitas pessoas para elas alcançarem uma melhor performance.

Aí vem bla, bla, bla…

O primeiro pensamento de muitos que podem começar esse texto.

E eu não estou escrevendo com a intenção de ser mais um que tenta empolgar as pessoas para que elas acordem e agradeçam o fato de estarem vivas mais um dia.

Até por achar que ninguém nem deveria pedir para você fazer isso, você deveria fazer por consciência própria e não por alguém estar te pedindo isso. Temos muito o que agradecer com frequência. E isso é outra conversa.

Estou sim aqui para te falar do efeito que isso traz para a vida das pessoas e por consequência para a sua.

Já foi comprovado cientificamente que aumentamos muito nossa produtividade quando estamos trabalhando num ambiente positivo e que o bom humor colabora muito para isso.

Recentemente estava eu falando para algumas pessoas sobre isso, quando recebi uma daquelas respostas que te dá vontade de tentar falar mais e mais sobre o assunto para tentar influenciar alguém a respeito.

Uma das pessoas, me respondeu perguntando: “O que adianta tentar ser feliz com o que fazemos se quem nos comanda vive de mal humor?”

Kri…kri….kri….. Momentos de silêncio na roda…….rsrsrs

Até que eu dei um tapa na mesa com uma certa euforia e soltei a seguinte frase:

– “Quanto custa para você tentar fazer diferente?”

De cara ninguém entendeu nada, rs.

Deduzi isso já que o silêncio foi generalizado.

Dei um tempo e segui explicando. “Concordo que muitas pessoas não tem um humor bom pela manhã, vide a minha própria pessoa. No entanto, fico chateado, para não mencionar outra palavra, em verificar que muitas outras que tem a capacidade de ser diferente e de fazer a diferença se escondem atrás disso para não se exporem.”

Qual será a pior situação:

– quem tem dificuldade de ter um bom humor pela manhã?

– quem tem bom humor e se deixa levar pelo mal humor dos outros?

Independente da resposta para essa pergunta, peço que você pense o quanto está terceirizando a sua maneira de agir e pensar, usando como desculpa o comportamento usado por outro. Mesmo que esse outro seja o seu Líder direto.

Já faz um bom tempo que analiso o comportamento de algumas pessoas que conseguem ter crescimento em suas carreiras. A maioria delas, instintivamente, tendem a ficarem mais sisudas conforme vão ganhando cargos superiores na empresa.

Já reparou nisso?

Não sou ingênuo para deixar de entender que boa parte desse comportamento pode se dar pelo nível de complexidade e desafios que sua nova posição oferece.

O que me parece é que esses Gestores e por conseguinte lideres, não enxergam que isso faz com que a sua equipe se distancie demais dele, deixando de render o quanto rendia, inclusive para fazer com que ele chegasse na posição que se encontra.

Uma equipe espera de seu Líder os mesmo comportamentos que ele tinha enquanto era um par dos que hoje são seus liderados. Em pesquisas comportamentais, umas das maiores declarações que se ouve das equipes é o fato de como o novo Líder passou a ser uma pessoa mal humorada, as vezes interpretado como arrogante.

Se tudo isso faz sentido para você que é um Líder e que gostaria que sua equipe convivesse numa atmosfera agradável, recomendo fortemente que seu comportamento seja alterado para o que eu chamo de demonstrar que está com vontade de ser feliz.

Chamo dessa forma pelo relevante motivo de que tem horas que realmente é difícil manter um bom clima. É difícil encarar os problemas que se acumulam com um sorriso no rosto e uma atitude positiva.

Nessa hora que eu penso numa falha de alguns líderes, tentando se superar isoladamente e demonstrar para a equipe que está tudo bem.

Minha recomendação é que a equipe saiba dos problemas que são pertinentes a ela e que você como Líder peça a ajuda de todos para conseguirem soluções positivas para saírem o mais rápido possível do problema.

O engajamento de uma equipe por si só já é fonte de ambiente positivo. Fortalecer o relacionamento com seus liderados te trará mais força e vontade de realizar os projetos deafiantes.

Entender que essa simplicidade de atitude pode fazer a diferença nos resultados é a primeira prova para todos que você está em busca de ser feliz.

Para aqueles que nunca foram assim e gostariam de mudar e não sabem como, sigam a mesma técnica, convoque sua equipe e diga a eles:

Que tal…. acordar e ser feliz?

Arrisque, quem sabe você está achando um caminho para a mudança.

Se não tentar, vai ser difícil de acontecer!

Abraço,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Pro dia nascer feliz

Os comentários estão fechados.