Procedimentos básicos para avaliar o valor de uma empresa

Procedimentos básicos para avaliar o valor de uma empresa

Uma empresa pode ser avaliada pelo o que ela tem e o que poderá fazer no futuro, sendo que essas condutas normalmente coincidem com a sua missão e visão.

Basicamente, temos que verificar o quanto que a empresa é necessária para a sociedade, quantos concorrentes e produtos substitutos ela possui, crescimentos no número de vendas, quantidade de clientes fidelizados, o valor da marca e o quanto ela representa para os seus clientes, entre outros.

Temos como exemplo, uma grande marca de refrigerantes que também estampa a sua marca em tênis, demonstrando o valor que a marca possui no mercado.

Atualmente temos maneiras de verificarmos o nível de satisfação dos clientes de uma determinada empresa, essa verificação poderá ser efetuada em sites de reclamações, rede sociais, entre outros, assim poderemos analisar o nível de satisfação dos seus clientes, o nível de qualidade dos produtos em que ela está disponibilizando ao mercado e principalmente a eficácia do seu pós venda, pois todas as empresas estão sujeitas a reclamações, o diferencial também está na maneira em que a empresa lida com essas reclamações, objetivando a satisfação dos seus clientes.

Além do sentido de mercado, temos que também avaliarmos a saúde financeira da empresa, através das suas dívidas, em que podemos observas essas informações no balanço contábil da empresa, sendo que as empresas que possuem capital aberto devem divulgar esse balanço.

No balanço contábil, podemos observar o passivo circulante (dívidas a serem pagas no período inferior a 1 ano, ex: salários, aluguel, eletricidade, entre outros) e o passivo não circulante (dívidas com prazo de pagamentos superiores a 1 ano, ex: financiamentos, empréstimos, entre outros), quanto menor a representatividade desses passivos em relação aos seus ativos, maior será a valorização da empresa.

Outro aspecto importante, no caso de empresas de capital aberto, é avaliar as oscilações de suas ações nos últimos tempos, os fatos relevantes publicados que influenciaram essas oscilações e dessa forma estudarmos a evolução no preço das suas ações.

Portanto, é importante avaliar a empresa em diferentes aspectos que podem ir além dos citados nesse artigo, pois assim poderemos obter melhores conclusões sobre o valor da empresa, em que diante de tantas informações que poderemos obter, mesmo assim poderemos não descobrir o seu exato valor, pois em alguns aspectos ele é intangível em que há variações nas avaliações, fruto de diferentes percepções das pessoas aos quais realizam essas analises.


Fonte: Artigos Administradores / Procedimentos básicos para avaliar o valor de uma empresa

Os comentários estão fechados.