Profissionais de TI enfrentam novos desafios com as organizações se tornando digitais

Profissionais de TI enfrentam novos desafios com as organizações se tornando digitais

As responsabilidades dos profissionais de tecnologia da informação estão se tornando mais desafiadoras e complicadas com as organizações se tornando mais digitais

A ampla gama de novas opções tecnológicas disponíveis para as organizações, lideradas pela computação em nuvem e tecnologias móveis, está alertando aos profissionais de TI a reavaliar seus papéis e reorganizar responsabilidades, afirma pesquisa da CompTIA Building Digital Organizations.

Equipes internas de TI estão descobrindo que a construção e manutenção de sistemas de negócios, tais como armazenamento de dados, dispositivos móveis, suporte de aplicativos e segurança, tornaram-se muito mais complicadas.

Isto é verdade tanto no backend da arquitetura de TI, onde os aplicativos são hospedados e os bancos de dados processam os números; como no frontend, onde os usuários interagem com o servidor e executam operações do dia-a-dia.

A computação em nuvem e os dispositivos móveis têm transformado ambos os aspectos, com a nuvem mudando a forma como os sistemas são construídos e os dispositivos móveis conduzindo novas experiências e fluxos de trabalho.

Hoje, as áreas mais problemáticas para o professional de TI são dados digitais e segurança cibernética. Embora ambos já sejam considerados partes críticas das operações de TI, a importância aumenta à medida que as organizações adotem a nuvem e componentes móveis.

Novas ameaças surgiram como resultado da nuvem e da mobilidade e são a prioridade para a equipe de TI, ainda que as ameaças tradicionais continuem presentes.

Cloud trazendo alterações

A mudança impulsionada pela computação em nuvem, dentro da função de TI, é o gerenciamento do armazenamento. Sistemas e dados estão distribuídos em vários ambientes; e há muitas soluções de nuvem, tais como bancos de dados e serviços de análise, que permitem às empresas criar planos robustos além do simples armazenamento de dados.

Backup e recuperação de desastres são bons exemplos de um processo que tem sido repensado, especialmente para as empresas do segmento SMB, que anteriormente tinham pouca atividade nesta área.

Embora muitas empresas têm estabelecido a nuvem em função dos custos, a expectativa de custos mais baixos ainda perdura. Entre os profissionais de TI pesquisados pela CompTIA, 61% dizem que o controle de custos é o maior desafio na gestão global da arquitetura backend.

O impacto da mobilidade

Desafios no frontend seguem num padrão semelhante. Cerca de metade das empresas pesquisadas que têm experimentado dificuldades com sistemas de frontend citam o controle de custos como um problema, pois eles precisam suportar um número crescente de dispositivos. As empresas também lutam com a criação e a gestão de novos aplicativos, necessários para os dispositivos móveis. Além disso, é necessário assegurar que os usuários estejam devidamente treinados para utilizar seus novos dispositivos de maneira segura.

Muitas empresas descobrem que a experiência dos aplicativos desenvolvidos para desktop não é a mesma para os desenvolvidos para aplicativos móveis. Com isso, as equipes de TI sentem maior pressão para entregar eficiência no fluxo de trabalho.

O estudo da CompTIA Building Digital Organizations é baseado em pesquisas on-line com 650 profissionais de negócios e de tecnologia em empresas com sede nos Estados Unidos. Pesquisas foram realizadas em abril e maio de 2015. Os resultados da pesquisa foram aumentados por meio de entrevistas em profundidade com 14 profissionais de tecnologia e negócios.


Fonte: Artigos Administradores / Profissionais de TI enfrentam novos desafios com as organizações se tornando digitais

Os comentários estão fechados.