Profissionais que sofrem mostram sua vaidade

Profissionais que sofrem mostram sua vaidade

Hoje o mercado solicita profissionais com muita visão e capacidade para se adaptar a tantas informações, perfis e a diversidade com as suas solicitações.

Gosto sempre de pensar em competências de uma forma ampla e no meu trabalho, cotidianamente lido com profissionais de vários níveis de desenvolvimento e decisão. Hoje, o mercado solicita profissionais com muita visão e capacidade para se adaptar a tantas informações, perfis e a diversidade com as suas solicitações. E ainda vejo muitos profissionais sofrerem com as mudanças ou resistirem às transformações, que normalmente usam um “mantra” que tudo é difícil.

Acredito que durante alguns anos o difícil adquiriu significado de sofisticado e tornava o profissional diferenciado. Hoje, para o cérebro, o difícil é um tensor e um inviabilizador de melhores práticas. Na Neurogestão, sabemos que o cérebro de quem escuta essa afirmação entra com um desconforto. Para quem diz, fecha novas possibilidades de ver, ouvir e sentir. Isso paralisa a ação ou torna ela morosa, num mundo em que a agilidade com foco na resolução é valorizada. E considerando que o nosso cérebro há mais satisfação quando podemos construir alternativas e soluções, ficamos mais ativos e realizados com o resultado.

Todos nós!

O profissional que aprendeu a reforçar o difícil é movido sem perceber por uma vaidade em construir muralhas para depois avançar, como se a saída dependesse dele e do seu sofrimento para mostrar o valor da ação.

É muito comum de forma inconsciente os gestores se afastarem dos profissionais que falam difícil para tudo.

E idem para os colaboradores em relação aos gestores que acham tudo difícil!

Nosso cérebro busca desafios com possibilidades de construção. Esse é nosso impulso maior e que esses profissionais desconsideram quando tentam o fortalecimento na dificuldade.

A vaidade pode ser uma atitude nociva na vida e no trabalho. Lógico que reconhecimento é muito agradável, mas a vaidade impede de um profissional reconhecer outros que são tão competentes quanto ele.

Outro comportamento improdutivo de quem desenvolve a vaidade da dificuldade, é olhar para o sucesso dos outros profissionais e se comparar o tempo todo. isso muitas vezes causa sofrimentos relacionados ao sucesso de outros profissionais, desqualificando ou distanciando-se por ter pouca maturidade e flexibilidade para celebrar com generosidade a realização de outros profissionais e esquecendo que o melhor comparativo é sempre individual e que o resultado do outro existe para mostrar que somos diferentes e que todos merecem sucesso quando fazem algo agregador e valioso.

Então desprender-se do difícil para olhar as possibilidades pode te aproximar do seu sucesso sustentavelmente.


Fonte: Artigos Administradores / Profissionais que sofrem mostram sua vaidade

Os comentários estão fechados.