Profissionalização das empresas familiares e seu impacto no atual momento

Profissionalização das empresas familiares e seu impacto no atual momento

A iniciativa de trazermos aos quadros funcionais familiares capacitados indica, também, o grau de profissionalismo em termos de perfil de colaboradores que pretendemos dar ao negócio.

 

Por Jorge Bahia

A profissionalização das empresas, muitas vezes, tem como motivos incentivadores a concorrência e o estágio de desenvolvimento que o empreendimento alcançou no mercado.

 

Para contornar essa situação com ações similares entre os estágios, a proposta inicial para a profissionalização da empresa começa por focar na capacitação de colaboradores familiares e passa necessariamente pela criação de regras e pré-qualificações, para que estes atuem de forma profissional na corporação. Essa é uma ação importante para aqueles que já atuam na empresa identifiquem a preocupação em alocar profissionais com conhecimento técnico. Já para aqueles que estão chegando a importância da ação demonstra que haverá cobranças com relação a formação ou aptidão exigida e a ser demonstrada.

 

A iniciativa de trazermos aos quadros funcionais familiares capacitados indica, também, o grau de profissionalismo em termos de perfil de colaboradores que pretendemos dar ao negócio.

 

Profissionais capacitados, com funções definidas, com objetivos e metas pré acordadas e principalmente com contrapartida salarial aceita entre as partes, são alicerces para o bom desempenho da empresa. Atualmente essa situação – profissionalização –  tem apresentado um grau de avaliação com novas variáveis. Essas variantes têm relação direta com a condição econômica de muitas empresas no cenário em que a nossa economia se apresenta. Em outras palavras, no momento atual, muitos negócios necessitam de parceria para sobrevivência; que pode ter escopo somente operacional e comercial, ou mesmo financeiro através, até, de um aporte societário de capital.

 

Este momento motiva planejamentos econômicos e societários que poderão resultar em cisões, fusões ou incorporações. Base para concretizar essas operações são os controles, registros, sistemas gerenciais e sistemas societários utilizados para os registros dos fatos resultantes do dia a dia da empresa. Esse, também, é um item de vital importância na profissionalização da empresa – sistemas de controles. Esses sistemas têm sua implantação e uso relacionados a processos e procedimentos que apresentam vinculação a controles orçamentários, planos de metas e outras ferramentas de suporte ao acompanhamento econômico e financeiro do negócio.

 

Colaboradores, familiares ou não, alocados nas atividades profissionais devem ter suas competências reconhecidas e definidas para atuação na estrutura empresarial, bem como suas responsabilidades e remunerações devem ter o pleno acordo dos envolvidos na operação. Esse pilar importante da estrutura empreendedora, deve ter a parceria de outros pilares, entre eles, o do controle e do histórico das operações, que é realizado através de sistema de informações – outro pilar -que permita atender os quesitos gerenciais e obrigações fiscais, tributárias e contábeis junto a órgão fiscalizadores relacionados a três esferas de arrecadação (União, Estados e Municípios).

 

Dessa forma a profissionalização de empresas familiares, no momento econômico atual, não pode estar alinhada somente com regras de admissão ou desenvolver de atividades por familiares, esse é um quesito a considerar. Outros de importância fundamental tem relação a controles, procedimentos, processos, históricos e ferramenta sistêmica que evidencie e comprove essas etapas organizacionais.

 

A empresa familiar deve estar, sempre, preparada para disponibilizar informações financeiras consistentes voltada a análise do mercado, bem como para captar investimentos mantendo controles gerenciais que os investidores tenham compreensão dos seus dados, e para firmar parcerias que poderão trazer alterações a sua estrutura societária. Os pilares precisam estar alinhados para o sucesso do empreendimento.

 

 

 

 


Fonte: Artigos Administradores / Profissionalização das empresas familiares e seu impacto no atual momento

Os comentários estão fechados.