QR Code e sua utilidade

QR Code e sua utilidade

No Brasil estes códigos soam como novidade, embora no cenário mundial são cada vez mais comuns e úteis no dia a dia, auxiliando até mesmo nas compras em supermercados.

Criado no Japão em 1.994 pela empresa Denso-Wave, para melhorar o processo de catalogação das peças para automóveis, com a propósito de ser um código de rápida leitura e interpretação de informações. O QR Code (QR Quick Response, da tradução, resposta rápida) é um código de leitura de informações em 2-D (bidimensional). Sua capacidade de armazenamento de informações é:

Numérica: máximo de 7.089 caracteres Alfa numérica: máximo de 4.296 caracteres Binário (8 bits): máximo de 2.953 bytes Kanji/Kana (alfabeto japonês): máximo de 1.817 caracteres

Devido a sua capacidade de armazenamento muito superior ao código de barras, o QR Code por ser em 2-D pode gerar e conter informações na horizontal e na vertical. Por isso vem sendo apontado como substituto para o código de barras, que por sua vez tem capacidade máxima de armazenamento de 20 caracteres e os armazena apenas na horizontal.

Hoje muito utilizado em campanhas publicitárias e para marketing, os QR Codes são facilmente encontrados em revistas e jornais. O uso pelas grandes empresas já cada vez mais comum, principalmente as relacionadas com tecnologia. No Brasil estes códigos soam como novidade, embora no cenário mundial são cada vez mais comuns e úteis no dia a dia, auxiliando até mesmo nas compras em supermercados. Espera-se que com o crescimento no uso dos smartphones e tablets, essa ferramenta seja muito utilizada, uma vez que sua velocidade de resposta e fácil leitura do código poderão proporcionar vários benefícios aos usuários.

Para ler um QR Code, basta apenas ter um leitor de QR instalado no smartphone ou tablet e acesso a internet. Dentre as opções de utilização e criação dos QR Codes, os mesmos podem ser textos simples, SMS, URL, Vcard, e-mails, localização, contato e diversas outras formas.

Com o crescimento constante da tecnologia e a facilidade de acesso à internet, o QR Code pode se tornar a ligação entre o mundo físico e o online. As empresas devem se atentar quanto ao uso dessa ferramenta como forma de facilitar e levar o acesso às informações e até mesmo aos produtos das mesmas. E ainda proporcionar maior autonomia aos usuários.


Fonte: Artigos Administradores / QR Code e sua utilidade

Os comentários estão fechados.