Quais são seus objetivos para 2016?

Quais são seus objetivos para 2016?

E se eu te disser que não é esta a pergunta a ser feita para que você possa realizar o que almeja para 2016? Entenda no texto abaixo

“Quais são suas metas para o ano que se inicia?” Garanto que você deve ter ouvido inúmeras vezes essa pergunta seja por familiares, por seus amigos de trabalho e até por seus superiores no trabalho. Mas e se eu disser que talvez você esteja fazendo esta pergunta de modo errado?

Temos muitas dificuldades em entender a diferença entre objetivos e metas, pois uma palavra está ligada intrinsicamente a outra.

Um objetivo é aquilo que almejamos, nossa visão, nosso sonho, nosso propósito, nosso desejo que trará satisfação pessoal, emocional e até profissional. Quando falamos em objetivo, sentimos como se vivêssemos para aquilo, há luz em nossos olhos. Está muito além de apenas “perder 15kg no ano”, mas seria algo como “ter uma vida saudável”, “ficar livre de doenças vasculares” etc.

O objetivo é muito mais sensitivo do que racional. Ele faz nosso subconsciente trabalhar, alimentando nossas sensações de prazer, determinação, reduzindo nossos medos.

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas as metas não são importantes também?” Com toda certeza! Porém, é importante que nossos objetivos estejam bem definidos para então criarmos nossas metas.

As metas são os resultados que esperamos para que o objetivo seja alcançado. Ou seja, são os resultados de tudo que devemos fazer para que alcancemos nosso sonho. As metas são a racionalização do objetivo, ou seja, são as práticas que devo executar para alcançar meus objetivos.

Voltando ao exemplo de vida saudável, vamos lá:

Qual é o meu objetivo para 2016?

(objetivo) Ter uma vida mais saudável.

Como terei uma vida mais saudável?

(Meta 1) Perdendo 15kg no ano.

(Meta 2) Praticando corrida 2x por semana.

(Meta 3) Reduzir consumo de alimentos calóricos em 50%

Não sei se puderam notar, mas todas as metas possuem um valor numérico. Sendo a meta a racionalização do objetivo, ela sempre deverá ter um valor. Pois é por esse valor que saberemos se estamos próximos ou longe de atingir nossos objetivos. São esse valores que vão determinar quais e quantas ações precisamos para atingirmos este objetivo.

Já dizia uma frase bastante célebre de Deming, “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Complementando isso, existe outra frase célebre de Joel Becker, “Uma visão sem ação não passa de um devaneio. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo”.

Por isso, desejo a vocês um 2016 de muitas metas atingidas para que assim, seus sonhos (objetivos) se realizem.

Sucesso em 2016!


Fonte: Artigos Administradores / Quais são seus objetivos para 2016?

Os comentários estão fechados.