Qual a importância de uma estratégia de comunicação para a empresa?

Qual a importância de uma estratégia de comunicação para a empresa?

Aprenda a se comunicar de forma eficaz e produtiva, e dê longa vida a sua empresa

Já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. O grande comunicador falou para quem quisesse ouvir o quanto é 100% importante comunicar-se com seu público (seus clientes).

Mas atenção: isso não significa sair por aí falando pelos cotovelos tudo o que sua empresa deseja fazer. Falar demais não surte efeito, pois ninguém presta mais atenção no que você tem a dizer.

Por isso é que se deve ter estratégia. Pensar em um jeito de transmitir sua ideia, de uma forma que as pessoas ouçam.

“Como impactar os meus clientes?”
“Como emocioná-los?”
“O que terei de fazer para tocar seus sentimentos e, assim, criar um vínculo afetivo entre eles e a minha empresa/marca?”.

Vemos o tempo todo pessoas falando “Eu amo a marca de roupas X!” ou “Eu não troco a marca de celular Y por nada!”. Essas marcas são realmente melhores que todas as outras? Ou será que apenas souberam ter uma boa comunicação com seu público?

Existem muitos veículos de comunicação os quais sua empresa poderá utilizar. Porém, deve-se estar atento para não anunciar na revista “A” se seu público-alvo prefere ler a revista “B”, por exemplo.

Por esse motivo é de extrema importância pesquisar as preferências de seus clientes. Dando os passos certos, se torna grande a chance de sucesso na sua estratégia de comunicação.

1 – Debater bastante, até se chegar à uma ótima ideia;
2 – Verificar se essa ideia é viável, estrutural e financeiramente falando;
3 – Pesquisar os gostos e preferências do seu público-alvo;
4 – Tirar a ideia do papel e colocá-la em prática, se comunicando da melhor forma possível, nos veículos mais apropriados (isso pode incluir desde um simples anúncio em um portal de internet com assuntos afins à sua empresa, até propagandas televisionadas e ações de marketing, como blitzes promocionais).

Uma coisa é certa: quanto mais original e criativa for a ideia, maior a chance de se destacar em meio a multidão de empresas e marcas que crescem todos os dias. E lembre-se: muitas vezes, uma ideia criativa vale mais do que muitos reais gastos!

Em suma, criando uma boa estratégia de comunicação, as chances de fazer sua empresa sobressair dentre as demais, conseguindo “clientes-fãs”, é muito maior!

Aprenda a se comunicar de forma eficaz e produtiva, e dê longa vida a sua empresa.

(Artigo publicado originalmente pela Revista Empresário Lojista – Sindilojas-Rio e CDL-Rio – 2011).


Fonte: Artigos Administradores / Qual a importância de uma estratégia de comunicação para a empresa?

Os comentários estão fechados.