Qual a pós-graduação indicada para você?

Qual a pós-graduação indicada para você?

Cada vez mais um curso de pós-graduação se torna importante para se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho busca profissionais com conhecimento na área, experiência e um bom currículo acadêmico. Com a disputa acirrada por um lugar ao sol, ter só uma graduação não garante o sucesso profissional, por isso, a saída para esse empasse é buscar qualificação.

Cada vez mais um curso de pós-graduação se torna importante para se destacar no mercado de trabalho, mas você sabe qual o curso certo para você? Quais as diferenças entre um MBA, Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico? O que quer dizer estrito senso e lato senso? Ficou interessado? Vamos desvendar tudo isso a seguir:

Impulsionando a carreira

Os cursos de estrito senso são uma opção de aprofundamento teórico após a graduação. Mestrado e Doutorado são pós-graduações com foco na carreira de magistério superior e em atividades de pesquisa. “O Mestrado Acadêmico é dirigido para quem busca fazer uma pesquisa, seja ela aplicável ou teórica. Essa escolha, normalmente, é feita por quem pretende ingressar na docência”, destaca a diretora adjunta da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação, Dorotea Kersch.

Diferente do Mestrado Acadêmico, o Mestrado Profissional busca desenvolver uma pesquisa aplicável ao campo de estudo. O curso se aproxima do que é feito em um MBA, mas faz um trabalho mais aprofundado e dá ao estudante o título de mestre. “O Mestrado Profissional é procurado por quem já está no mercado de trabalho. Os alunos trazem problemas de ordem prática, enfrentados nas suas realidades, para resolver na universidade, por meio de pesquisa e investigação.”, enfatiza a diretora.

Os cursos de lato senso são uma oportunidade de “turbinar” a carreira depois da graduação. A lista é grande e inclui Especializações, MBAs, Pós-MBAs e MBEs. As atividades propostas por esses cursos enfocam mais a parte prática e o dia a dia. Os conteúdos são bastante aplicáveis ao cotidiano das empresas. Para o gerente dos cursos de lato senso da Unisinos, Marco Borges, a escolha da especialização precisa deixar claro para o mercado as habilidades que esse profissional tem e as atividades que será capaz de desenvolver.

Para o professor, a seleção deve elevar em conta vários fatores. “É importante que o profissional busque desenhar seu perfil de atuação. Ou seja, o que ele pretende para sua carreira, como quer se colocar no mercado. Desenhado esse perfil, o próximo passo é escolher o curso, a partir das competências buscadas. Não é necessário ser graduado e pós-graduado na mesma área, mas é importante que as qualificações se somem e ajudem o profissional a desenvolver as competências que vão dar força ao perfil desejado”, explica.

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos e investir na carreira, a Unisinos está com inscrições abertas para os cursos de Doutorados, Mestrados e Mestrados Profissionais.

 


Fonte: Notícias Administradores / Qual a pós-graduação indicada para você?

Os comentários estão fechados.