Qual é a sua relação com o seu consumidor? Conheça o funil do relacionamento com o consumidor

Qual é a sua relação com o seu consumidor? Conheça o funil do relacionamento com o consumidor

Conheça uma ferramenta poderosa para identificar o seu relacionamento com o cliente e corrigir os gaps para alavancar as vendas!

Você já se deparou com uma situação em que o seu produto/serviço encontra dificuldades mas você não descobre o “gap”? Iremos apresentar uma ferramenta pratica que pode solucionar seus problemas.

Entender o consumidor é um dos principais desafios que toda empresa encontra. E essa tarefa não é das mais fáceis, porém, existem ferramentas que podem nos ajudar. Estou falando do Funil de relacionamento com o consumidor.

Essa ferramenta pode nos levar a diversos caminhos, podemos usa-lá sobre a ótica de relacionamento “puro” cliente-empresa, ou podemos utilizada para uma ótica da relação cliente-produto. Com ela podemos encontrar o nosso gargalo e ter ações para corrigi-la.

Vamos criar uma situação hipotética para explicar o funil:

Temos uma sorveteria em um importante shopping e a nossa venda está abaixo do que esperávamos, nossos concorrentes acabam levando a melhor. Em nosso caso, analisamos fatores como qualidade do produto, atendimento, preço e diversos outros fatores e não encontramos o gap. Então vamos perguntar diretamente ao consumidor sobre nosso relacionamento e usaremos o funil:

Passo 1: Fizemos uma pesquisa com 200 consumidores pelos shopping ( sendo nossos clientes ou não). E perguntamos se conhecem nossa sorveteria. Resultado: 190 pessoas (95%) responderam que conheciam.

Passo 2: Com essas 190 que conhecem, fizemos a pergunta se elas consideram nossa empresa. Resultado: 133 pessoas (70%) consideram nossa sorveteria.

Passo 3: Continuamos a pesquisa com essas 133 pessoas com a pergunta se já haviam experimentado nossos sorvetes. Resultado: 40 pessoas (30%) haviam experimentado nossos sorvetes.

Passo 4: Para essas 40 pessoas perguntamos quantas já consumiram outras vezes (regular) nossos sorvetes.  Resultado 36 pessoas (90%) consumiram outras vezes nossos sorvetes.

Passo 5: Agora com as 36 pessoas perguntamos quantas são leais a nossa sorveteria. Resultado: 18 (50%) disseram ser leais.

Conclusão: Com essa pesquisa temos o nosso funil de relacionamento com o consumidor e se olharmos para o resultados veremos nitidamente o gap.

Podemos notar a grande lacuna entre consumidores que conhecem e consideram nossa empresa para consumidores que experimentaram nossos produtos, enquanto temos um aproveitamento de 90% dos que experimentam. Por tanto temos que criar uma alternativa para gerar experimentação dos nossos produtos.

Através de uma brainstorming tivemos a ideia de promover o mês da casquinha onde vendemos ela por um valor bem abaixo para as gerar a experimentação necessária e depois voltamos com o preço de mercado com esperança de obter um aproveitamos de 90% dessa campanha.

Como podemos notar, é uma ferramenta simples e clara, que pode nos ajudar muito em nosso cotidiano.

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Fonte: Artigos Administradores / Qual é a sua relação com o seu consumidor? Conheça o funil do relacionamento com o consumidor

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