Qual o momento certo para deixar o cargo na empresa?

Qual o momento certo para deixar o cargo na empresa?

Todos nós temos um tempo de validade, você sabia?

Olá, amigo leitor!

Interessante esta pergunta, todos nós temos um tempo de validade, você sabia?

Assim como um produto, seres humanos possuem sem saber estes prazos, imagina você tendo um rótulo com data pré-definida pela empresa que você se dedicou tanto, acarretando com isso, a sua devolução para o mercado de trabalho.

É só observarmos o que ocorre quando um funcionário de carreira aposenta, muitos até continuam trabalhando na mesma empresa como prestadores de serviço, afinal nenhuma empresa deve jogar fora tanto conhecimento que foi agregado durante décadas de dedicação e trabalho.

Mas, chega um dia que não tem jeito, você será convidado a se retirar, preste bastante atenção nos colegas, eles começam a marcar uma festa de reconhecimento pela sua dedicação, você ganha uma placa de prata dizendo que você nunca será esquecido, que a empresa tem orgulho de você ter participado do quadro de colaboradores, e por aí vai…

Isso, é só uma pró-forma de dizer até logo, desocupe o espaço, que a juventude está aí, e quer ter uma oportunidade de trabalho.

Outro dia estava lendo o livro “O FEITIÇO DAS ORGANIZAÇÕES”, achei interessante a forma que foi abordado sobre o tema FEITIÇO que as organizações tem sobre nós, reles mortais, é chocante ver como cada colaborador reage sobre a demissão, ele realmente perde o chão, as empresas muitas vezes vendem a imagem de serem seguras e eternas, mas não são.

Vale também uma boa revisão sobre a Pirâmide das Necessidades de Maslow, onde emprego é igual à segurança, você vai entender porque o funcionário perder o chão quando é demitido ou dispensado.

Agora existe também o caso da pessoa não querer lagar o cargo devido ao apego ao status, principalmente gestores, diretores, presidentes de empresas, entendo que é uma situação delicada, mas, nestes casos o colaborador deveria buscar ajuda de um profissional, afinal, ele ficou no cargo durante anos e sente que não será ninguém, se perdê-lo.

Um livro que gostei foi “Made in América”, que conta a vida do Lee Iacocca,

no momento da sua demissão da Ford, é uma verdadeira lição de vida, ou melhor, uma renovação de vida.

Neste livro ele mostrou como deu a volta por cima apesar das angústia que sentiu no momento da sua demissão,friso novamente, vale a pena ler e estudar este livro.

Ele fez uma grande inovação na carreira, se tornando Presidente da Chrysler, dando a voltando por cima e mostrando que ainda era útil para o mercado.

Com isso ele ficou mais famoso do que quando era presidente da Ford.

Saber sair no momento certo é algo que todos nós deveríamos aprender a fazer… ,”no momento certo”.

E este momento, cada um sabe o seu.

Até a próxima.

 


Fonte: Artigos Administradores / Qual o momento certo para deixar o cargo na empresa?

Os comentários estão fechados.