Quando solicitar um empréstimo empresarial

Quando solicitar um empréstimo empresarial

Utilizado de forma correta, um empréstimo empresarial pode tanto salvar uma empresa do fim, quanto colocá-la no topo do mercado.

Um empréstimo empresarial pode salvar uma empresa do fim ou posicioná-la no topo do mercado. Porém, não é tão simples assim, você deve estar atento a diversos fatores para evitar que ele se torne um pesadelo para o seu negócio. Veja abaixo:

Expansão do negócio (Crescimento)

Há certos momentos em que você se pergunta: “minha empresa está pronta para crescer. E agora? ”.

Acredite, você não é o único a ter essa dúvida. Diversos empresários quando chegam a esse momento crucial, ficam sem saber o que fazer.

O empréstimo empresarial nesse caso serve para que você custeie todo o processo de expansão, sendo na parte de contratação de novos colaboradores, aumento de estoque ou até na reforma da empresa. Mas atenção, a pergunta básica que você deve fazer é: Essa expansão é necessária para o meu negócio?

Calcule o retorno do investimento (ROI)

Antes de avaliar qualquer tipo de investimento, deve-se saber exatamente se o mesmo trará retorno. Se não, porque fazer?

Lembre-se que nem sempre a palavra retorno está ligada diretamente a retorno financeiro. Por isso, antes de optar pelo empréstimo, veja quais os benefícios que ele trará para sua empresa.

Saiba em quê investir (Onde rende mais)

Mesmo que você identifique que várias áreas da empresa precisam de melhorias, dê prioridades ao setor que oferecer melhor retorno e custo-benefício. Fazendo isso você evita que o seu fluxo de caixa fique comprometido, tornando o empréstimo um problema.

Conheça os riscos (Planeje)

Todo investimento oferece riscos. Por isso, antes de tomar a decisão final, avalie todas as opções taxa de juros, vantagens e prazos. Por mais que pareça promissor, não se precipite, o futuro da sua empresa pode estar em risco.

Esteja preparado (Gestão)

Saiba exatamente como anda o financeiro da sua empresa. Qual é o fluxo de caixa presente e futuro. Qual sua margem de erro e acertos.

Avalie bem se o seu negócio está preparado para esse tipo de investimento e não conte com receitas que você ainda não tem.

Seja realista e sincero com você e com o seu negócio. Uma boa dica é sempre perguntar a pessoas de confiança próximas a você o que elas acham do investimento, na maioria das vezes ficamos cegos pelo entusiasmo e não avaliamos os reais fatores de risco. Um bom ERP (Software de gestão empresarial) auxilia muito neste momento de construção de cenários.

Coloque em prática!


Fonte: Artigos Administradores / Quando solicitar um empréstimo empresarial

Os comentários estão fechados.