Quatro dicas para contadores driblarem a crise

Quatro dicas para contadores driblarem a crise

Sage, multinacional líder do mercado global de softwares de gestão, orienta escritórios de contabilidade a como crescer mesmo em tempos de crise

O Brasil passa por um momento delicado do ponto de vista econômico. Não são raras as notícias apontando que diversos setores da economia estão revendo para baixo as estimativas de desempenho para 2015. Com os escritórios de contabilidade não é diferente. Como prestadores de serviços para empresas de vários segmentos e tamanhos, é esperado que as atividades realizadas pelo profissional contábil sejam afetadas pela diminuição do ritmo de seus clientes.

Pensando nisso, a Sage, líder global no mercado de softwares de gestão com foco em PMEs, separou algumas dicas valiosas para que os escritórios de contabilidade continuem crescendo mesmo nesse momento difícil da economia.

1. Invista no relacionamento com os clientes
Em momentos de crise, a manutenção da base de clientes é um ponto muito importante. Para isso, é recomendável melhorar a integração e o relacionamento entre o escritório e as empresas que ele atende. Em uma cidade como São Paulo, em que a distância e o trânsito dificultam a locomoção e, consequentemente, o contato presencial, programas que permitam a troca de documentos e informações e contato por meios virtuais podem ser uma boa solução para manter-se próximo aos clientes.

2. Melhore o planejamento financeiro
Acompanhar bem de perto a situação financeira da empresa deve sempre fazer parte da rotina do empresário. Em momentos em que a economia vai mal, isso se torna ainda mais necessário. Ou seja, controlar o fluxo de caixa, provisionar despesas e se preparar para aumentos sazonais de gastos devem receber muita atenção.

3. Controle as tarefas do dia a dia
Identificar oportunidades para otimização de custos é outra medida importante para quem quer evitar sofrer os efeitos da crise. Monitorar as atividades que cada colaborador do escritório está realizando é uma forma fácil de alcançar esse objetivo. Por meio desse mapeamento torna-se possível distribuir melhor as tarefas pendentes, evitar que alguns colaboradores fiquem sobrecarregados, garantir que os prazos sejam cumpridos e ter a certeza que a equipe está trabalhando com o máximo de eficiência.

4. Mapeie a rentabilidade de cada cliente
Saber quanto tempo dedicar a cada cliente e calcular os honorários de acordo com a exigência real de cada empresa é outra dica valiosa. É importante que os valores pagos sejam condizentes com os esforços empreendidos para atender as necessidades de cada conta. Nesse caso, vale um raciocínio simples: quem demanda mais, paga mais.

 


Fonte: Notícias Administradores / Quatro dicas para contadores driblarem a crise

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