Quem controla sua empresa?

Quem controla sua empresa?

Com tantos especialistas e ‘cases de sucessos’ na mídia, há muitos empresários que não sabem quem manda em suas empresas. Veja se você é um deles!

Você manda na sua empresa ou é apenas o CEO?

Você já pensou nisto realmente?

É você que manda mesmo?

É uma consultoria que você contratou?

É seu diretor ou gerente especialista?

São seus clientes?

O mercado?

Quem controla quem?

É hora de pensar nisto e você tomar as rédeas do seu negócio. Mais um ano começa e a chave para resolver isto é bem simples: Implantação de métodos, processos e auditoria.

Sem auditoria tudo vai se esvaindo até se tornar um ‘monstro’ disfarçado em processo. Que geralmente só envolve custo, bitolação como se fosse padronização e um monte de chefe e diretores em que ninguém é responsável por coisa alguma. Tem até processo de justificativas, um modelo padrão para se eximir da responsabilidade que nunca é minha, mas do processo ou do outro.

“Portanto, como tudo é integrado, não posso agir agora para resolver, terei primeiro que fazer um 5W2H para montar a justificativa, alocar equipe e explicar porque não está funcionando. Achando o culpado (não a causa, isto parece não ser mais importante) reuniremos de novo para ver o que fazer”.

Não dá para deixar para a primeira semana de janeiro, pare esta semana ainda, analise o que não está lhe agradando, o que realmente não está dando certo, lucro ou os resultados que você precisa e deseja.

Planeje como mudar isto. Se tiver dúvidas ou não sabe como, comece a fotografar os processos e separá-los por setor. Envolva-se pessoalmente em cada um destes ‘não gostei’ e mude um de cada vez. Verás que o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” é a pura verdade.

Hoje falarei pouco, final e início de ano há artigos demais para ler. Já há muitos consultores com vinte e poucos anos se achando ‘master’ em seus cartões de visitas: “Consultor”; dando palpites, indicando caminhos que apenas leu na revista ou nos estudos de casos no MBA. E que se derem errados não irão impactar seus próprios bolsos; afinal ele é apenas um ‘consultor’.

Nunca se esqueça: Nada subistiui o Lucro, como o Comandante Rolim Amaro da TAM, nos ensinou; se der errado a culpa é sua; se der certo foi o ‘consultor’ que lhe orientou.

Votos de organizado ano novo para você, com processos, métodos e feliz auditoria em cada dia para seu negócio ‘romper’ e de fato ‘crescer’. 

Ah, já ia me esquecendo: complicou, está errado!


Fonte: Artigos Administradores / Quem controla sua empresa?

Os comentários estão fechados.