Quer comprar? Eu vendo!

Quer comprar? Eu vendo!

Fazemos qualquer negócio! … Não! O gerente pode até ficar maluco, mas jamais deve fazer qualquer negócio

E quem nunca ouviu as velhas máximas de vendas nas propagandas e ruas, “O gerente enlouqueceu! “ Ou “Fazemos qualquer negócio! “ ?! Por favor, não faça isso. Esse é um grande tiro no pé, ou melhor, na sua marca. 

Quando uma empresa é criada, a sua marca é um dos principais bens. Todo o trabalho realizado é voltado para torná-la conhecida, agregar Valor e transformá-la em referência. Tudo isso é conquistado com o oferecimento de um produto ou serviço diferenciado, com qualidade e inovador. E como se conquista tudo isso? Não há como conquistar mercado e reconhecimento sem que as pessoas comprem seu produto e, além de falar bem, voltem a comprar. Agora, como você vai fazer isso se não vender para as pessoas certas? 

É essencial que toda empresa tenha uma estratégia para os seus produtos. A estratégia envolve desde a criação, precificação, apresentação e distribuição. Mas, o mais importante, é: Público Alvo. 

O Público Alvo pode ser definido por uma determinada classe social, faixa etária, tribos. Enfim, qualquer grupo de pessoas com afinidades semelhantes e com capacidade de influenciar outras iguais. Assim, a primeira coisa que todo empreendedor deve pensar sempre é, “Quem vai comprar meu produto? E, por que ele vai comprar de novo? ”. Por mais inovador e incrível que seu produto seja, não adianta vender se não existir um cliente disposto a comprar. E como você pode fazer com que seu produto agrade a todos esses públicos para se tornar um sucesso em vendas? A verdade é que, não pode! 

Pessoas que buscam exclusividade, não vão comprar produtos que são produzidos em escala e qualquer um pode ter. Pessoas que buscam preço baixo, não ligam se o seu produto tem insumos importados e a alta do dólar aumenta o custo e isso influencia o preço final. Entendeu?! Não há como vender, pelo menos por tempo suficiente antes de quebrar, um produto que atinja todos os Públicos Alvos. 

Para ter sucesso, venda para quem se interessa de verdade pelo produto que a sua empresa oferece. Identifique esses clientes e até onde eles podem levar a sua marca. Não tente vender tudo para todo mundo, você não vai conseguir segurar isso por muito tempo. Para atingir cada vez mais pessoas de grupos diferentes, trabalhe com diversificação. Mas, sempre lembre-se das perguntas iniciais, “Quem vai comprar meu produto? “ e “Por que ele vai comprar de novo? “.


Fonte: Artigos Administradores / Quer comprar? Eu vendo!

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