Quer resultados extraordinários? Desafie um intraempreendedor

Quer resultados extraordinários? Desafie um intraempreendedor

Você que é um executivo ou líder e está em busca de alternativas para superar suas metas e/ou deseja levar sua organização aos níveis da excelência classe mundial, encontrará neste artigo uma dica simples mas muito poderosa para conquistar resultados extraordinários, através dos intraempreendedores

Você que é um executivo(a) ou Líder e está em busca de alternativas para superar suas metas, além de levar sua organização aos níveis da excelência classe mundial e quer se destacar no atual cenário dos negócios, nada melhor do que contar com uma equipe capaz de responder à altura das suas expectativas, não é mesmo?

A resposta “Sim” parece óbvia para você? Mas como conseguir isto quando já se tentou várias formas de treinamento das equipes, já se aperfeiçoou o processo de seleção dos profissionais, até já tentou vários métodos de gestão e todos os esforços parecem não alcançar os resultados desejados?

Quando você deseja um alto nível de comprometimento e engajamento por parte dos seus funcionários, você na verdade está querendo que eles passem a agir como empreendedores(as) dentro do ambiente organizacional, ou seja, você espera que atuem como intraempreendedores(as) que pensam e agem como se fossem os donos do negócio!

Se você ou sua empresa acreditam no potencial do intraempreendedorismo, eu quero lhe dar uma dica simples, mas valiosa para conseguir os resultados desejados na sua organização.

Experimente permitir que os intraempreendedores(as) apareçam de forma espontânea. Crie um clima informal onde não exista o medo de errar e apresente à sua equipe o problema em forma de desafio e fique atento(a) ao comportamento dos membros dessa equipe, pois via de regra surgirá espontaneamente um candidato(a) com algumas ideias e disposto(a) a assumir responsabilidades.

Desta forma você estará naturalmente selecionando quem se identifica com a oportunidade de solucionar o problema e se esta pessoa vier a assumir o projeto o fará com muito maior motivação para ação, do que faria alguém que fosse nomeado para ser responsável por esse projeto sem a devida motivação interna.

Feito isto cabe a você dar o apoio e recursos necessários, bem como negociar os limites de autonomia para que esse(a) intraempreendedor(a) possa agir em busca das metas desejadas, sem ter que submeter todas as decisões dele(a) à sua aprovação e/ou de outros superiores hierárquicos.

Lembre-se. identificar Intraempreendedores(as) de forma natural, já contribuirá para que sua equipe passe a responder de forma a atender melhor suas expectativas, porém será preciso ir além, adquirindo conhecimento para ajudá-los a desenvolverem suas características intraempreendedoras, bem como para saber promover na organização mudanças que a façam evoluir de uma cultura organizacional tradicionalista, via de regra engessada, para uma cultura organizacional intraempreendedora.


Fonte: Artigos Administradores / Quer resultados extraordinários? Desafie um intraempreendedor

Os comentários estão fechados.