Reflexão: para que serve a filosofia?

Reflexão: para que serve a filosofia?

Um pouco da historicidade da filosofia nos currículos escolares

Essa é uma pergunta muito questionada pelos estudantes, pois segundo alguns essa disciplina não tem valor científico que aumente seu cabedal de conhecimentos ficando dessa forma extinta durante a Ditadura Militar no Brasil sendo substituída por Educação Moral e Cívica voltando a fazer parte do currículo escolar em junho de 2008, ou seja, 40 anos depois sendo de obrigatoriedade nos currículos escolares do Ensino Médio; por essa razão alguns dos brasileiros não tiveram a oportunidade de estudar e tão pouco conhecer essa disciplina tão importante em nosso cotidiano. Muitos discentes questionam a importância da filosofia para a formação humana, chegando até mesmo a não assistir às aulas alegando falta de interesse nos temas abordados pelos docentes.

Para iniciarmos a debater sobre a importância ou não da Filosofia, é necessário conhecermos o significado da palavra e o surgimento da mesma. Etmologicamente a palavra:  philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente a palavra filosofia significa amor ou amizade pela sabedoria, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C), e ganhou especial sentido com Pitágoras (aproximadamente em 463 a.C).A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas, surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.     

Devemos então compreender que a Filosofia, é uma disciplina que leva os estudantes e todos àqueles que buscam um entendimento sobre várias questões que a própria ciência não dá conta de responder: é um estudo das inquietações humanas, pois ha muito tempo nós seres humanos, buscamos alguns entendimentos tais como: o sentido da vida, o surgimento do universo, o sentido de amar, de odiar, de compreender o que é bom e ruim, e etc. Essas questões até então eram explicadas através da Mitologia e das ações dos deuses que controlavam a vida e a morte. Os Filósofos: Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.

Todas essas questões não deixam de ser filosóficas, independente de serem discutidas nas escolas ou não. São perguntas, pensamentos, questionamentos que nos afligem desde a época da antiguidade até os dias atuais.

A Filosofia faz reflexões profundas, embora com poucas respostas, sobre as questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreender questões teóricas de conceito: como os de espaço, tempo e verdade, pois o filósofo é um pensador que dedica-se a investigar e questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Filosofar significa dar sentido à vida, à natureza, a busca interior e a compreender a origem do cosmo do qual fazemos parte. É embebedarmos de mais perguntas que propriamente respostas.

De fato, existe um pouco de filósofo em cada um de nós. Então se o questionamento é sobre a importância ou não da filosofia atrevo-me em responder como filósofo que sinto que sou: Filosofar é alar por outros mares e ter devaneios com outros universos; é sonhar acordado e perceber que a vida se esvai pelos dedos mas a alma pulsa de felicidade e alegrar-se com cada por do sol que se rompe, a cada lua que brilha no céu azul, enfeitando as noites com seu clarão, levando-nos a acreditar que vale a pena viver e que existe algo superior que nos dá forças para ir além desse universo que é a natureza humana.


Fonte: Artigos Administradores / Reflexão: para que serve a filosofia?

Os comentários estão fechados.