Resiliência: superando obstáculos

Resiliência: superando obstáculos

“Resiliência: Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.”

Certo dia, em uma das aulas da faculdade (não me recordo qual era a cadeira), escutei de um professor a seguinte frase: 

– “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Nunca pensei que uma simples frase fosse representar tanto na vida de um mero estudante de administração. A frase retrata muito bem o tema que irei abordar hoje neste post.

Muito mais que um significado “clichê”, o título representa algo que está ligado diretamente a fase inicial na vida um empreendedor. Indo um pouco mais além, posso afirmar que trata-se da fase decisória. Ou seja, o início de uma jornada nada fácil onde existirão dois caminhos (recheados de pedras e muitas vezes sem flores…rsrsrs): desistir ou tentar mais uma vez, e outra vez, e mais outra…ou quantas forem necessárias. Na maioria dos casos o fator decisório está  ligado diretamente ao perfil do empreendedor associado à sua capacidade de resiliência. 

 “Resiliência: Capacidade que um individuo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adptar ou evoluir positivamente frente à situação.” (Dicionário Informal)

 

A ideia é fazer das dificuldades diárias o degrau para alcançar o sucesso. É uma habilidade que requer tempo para ser adquirida e consequentemente aperfeiçoada. A origem da palavra advém da física que por sua vez faz referência a flexibilidade que alguns objetos possuem quando são expostos à grandes pressões. 

O aperfeiçoamento está associado à quantidade de vezes que você já fracassou. No português bem claro: “É fracassando que você torna-se resiliente”. Nas grandes organizações, profissionais com esta habilidade bem desenvolvida destacam-se naturalmente e costumam ocupar cargos de referência em pouco tempo de empresa.

Fracassar é essencial!

Não!!! Não estou louco..rsrsrsrs. Acredito sim que o fracasso é um caminho para o sucesso. É e sempre será um caminho sábio e rico dentre os vários que aparecerão. Ser resiliente é já ter fracassado. É usar disso para fazer cada vez melhor como um ciclo sem fim. É aprender com seus próprios erros. É deixar de ser  vítima da situação e mostrar pra você mesmo o quanto és capaz de se superar.

Cabe apenas a você assimilar de maneira positiva todas as quedas no caminho. Lógico que não começamos um projeto já pensando no fracasso, e muito menos já nascemos sabendo de tudo. Não, pensar assim não é nada saudável e muito menos promissor. Mas acreditem, superar uma adversidade que um dia já nos atormentou é muito mais enriquecedor do que simplesmente abandonar o barco. Vejamos na dificuldade sempre uma oportunidade.


“Levanta daí e vamos vender lenços!!!!” 

É isso meus amigos! Uma ótima semana a todos e até a próxima!!!


Fonte: Artigos Administradores / Resiliência: superando obstáculos

Os comentários estão fechados.