Resolvendo problemas de comunicação com a Matriz RACI

Resolvendo problemas de comunicação com a Matriz RACI

A Matriz RACI é uma ferramenta muito utilizada para atribuir responsabilidade

Hoje em dia um dos grandes problemas nas empresas é a comunicação mais especificamente é comunicar as pessoas certas aquilo que está sendo feito ou se pretende fazer em relação a determinado assunto.

                A Matriz RACI é uma ferramenta muito utilizada em projetos, processos ou serviços e seu maior objetivo é atribuir responsabilidade de execução, informação ou responsabilidade sobre um processo ou. A principal premissa dessa ferramenta é que uma tarefa, projeto ou processo deve ter sempre um executor e um dono do processo/tarefa.

               RACI é um anacrônico em inglês que significa Responsible, Accountable Consulted, Informed. Em português podemos traduzir essas esse anacrônico da seguinte maneira:

  • Responsável: o responsável pela execução da tarefa, ou seja, quem vai executar ou qual o departamento responsável.
  • Autoridade: é a pessoa ou departamento que possui a propriedade sobre a atividade, e responde pelos seus resultados em outras palavras é o dono do processo.
  • Consultado: É a pessoa que deve ser consultada. Geralmente um profissional mais experiente que vai fornecer conselhos e também poderá ser o encarregado por autorizar determinadas tarefas.
  • Informada: É a pessoa que deve ser informada que a tarefa vai ser executada ou foi executada.

A Matriz de RACI pode ser utilizada da seguinte maneira:

 

Dono do processo

Analista

Técnico

Atividade 1

A/R

C

I

Atividade 2

A

R

I

Atividade 3

A

R

I

Atividade 4

A

C

I

Atividade 5

A

R

I

 

          A utilização de uma matriz com essa é muito importante pois define a responsabilidade de cada departamento ou membro da equipe frente a um determinado processo ou tarefa, ela acaba com aquele velho dilema de quem é o responsável por fazer aquela tarefa ou ainda quem deve ser informado da ação ou quem deve ser consultado para a realização do processo ou a tarefa seja realizada a contento.

          Outra vantagem de uso da Matriz RACI é que se houver alguma dúvida quanto a uma informação ela é facilmente rastreada por meio da matriz de responsabilidades. Outra vantagem é que pessoas chaves para processos e tarefas não deixam de ser comunicadas e sempre acharemos um dono para aquelas decisões do tipo “não sei quem fez isso”.

           Sem dúvida nenhuma essa ferramenta ajudará muito a organizar a sua empresa ou até mesmo o departamento.

                Vamos refletir dobre isso e sucesso!

              Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de Conteúdo do Blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br


Fonte: Artigos Administradores / Resolvendo problemas de comunicação com a Matriz RACI

Os comentários estão fechados.