Restrição de financiamento pela Caixa abre oportunidade para bancos privados

Restrição de financiamento pela Caixa abre oportunidade para bancos privados

Decisão é ainda reflexo da escassez de recursos da poupança

A Caixa irá anunciar mais uma mudança para a concessão de financiamentos imobiliários com funding de poupança. A partir do próximo dia 17/08, clientes que já forem detentores de financiamento desta linha de crédito, não poderão tomar novo empréstimo, ainda que possuam renda para tal.

A única exceção serão os financiamentos para imóveis comerciais e aquisição de lote urbanizado residencial. Nestas situações, mesmo possuindo financiamento ativo, será possível novo empréstimo.

Todas as mudanças feitas pela Caixa esse ano, são reflexo da escassez de recursos da poupança, que vêm registrando um volume de saques maior do que o de depósitos desde o começo do ano. Em 2014, 60% dos financiamentos imobiliários contratados pela Caixa tinham como funding recursos da poupança.

Em maio a Caixa já havia informado que o foco deste ano seriam os financiamentos com funding de FGTS. Todas essas mudanças abrem cada vez mais espaço para os bancos privados e, principalmente, para o Banco do Brasil – cabe lembrar que o BB divulgou que em junho a captação líquida na poupança foi positiva (R$ 920 milhões).

Daniele Akamine – Bacharelado em Direito, Pós-Graduada em Direito Civil, Direito Penal e Processo Penal, MBA em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário, técnica em Contabilidade e sócia diretora da Akamines Negócios Imobiliários Ltda www.akamines.com.br.


Fonte: Restrição de financiamento pela Caixa abre oportunidade para bancos privados Restrição de financiamento pela Caixa abre oportunidade para bancos privados

Os comentários estão fechados.