Review: "A Loja de Tudo"

Review: “A Loja de Tudo”

A Loja de Tudo conta a história da Amazon e de seu fundador, Jeff Bezos, em uma obra massante e que dá vontade de cortar os pulsos

Recentemente terminei a leitura de A Loja de Tudo, obra que conta a história de Jeff Bezos e sua empresa: a Amazon. Em poucas linhas, acho que o que posso falar é: não leiam este livro. Acredito que seja uma obra voltada para pessoas que gostam muito de estudos de casos, biografias e são fanáticos por internet e suas figuras. É uma obra surpreendentemente longa e que faz qualquer um cortar os pulsos entre os muitos deslocamentos de tempo que o autor impõe a nós, meros leitores.

Acredito que o que levei de A Loja de Estudo não é nada mais do que está estampado em livros sobre o Walmart ou o Sonho Grande. Uma cultura de extrema pressão e crescimento acelerado fez da Amazon uma empresa gigantesca e inovadora.

A transição de uma empresa de varejo online para um marketplace é bastante interessante seguindo aquela linha de que as maiores empresas do mundo hoje não são aquelas detentoras dos ativos, mas do valor percebido pelo cliente e que conseguem conectar pessoas. Por outro lado, vejo que este é um mercado que ainda não se desenvolveu em nosso mercado e existem muitos pontos em aberto. Acredito que a Cnova, B2W e Netshoes são empresas que estão encabeçando esta expansão por aqui, mas com uma penetração ínfima comparando a de outros países. Ainda no trabalhamos muito com a ideia de marketplace e a logistica no Brasil é bastante difícil para estes modelos de negócios.

Aprendi também sobre algo que até então não sabia: a área de tecnologia da Amazon. Se negócio, caso não saibam, não é apenas varejo, mas disponibilizar seus centros de distribuição e centros de computação, sendo um dos principais fornecedores de ambiente em nuvem. Já tinha ouvido falar sobre, mas é sempre legal ver que isso de fato existe e que é uma tecnologia bastante disruptiva. O livro ainda entra em detalhes sobre a BlueOrigin, empresa de tecnologia espacial que concorre com a Space X.

Mais uma vez, é possível ver também a importância de uma cultura empresarial meritocráticas e focada em alto desempenho, pois a Amazon sofre constantemente com transferências de seus melhores profissionais para outras empresas de tecnologia em busca de melhores condições de trabalho. Acredito que isso seja muito influenciado pela visão microgerenciadora de Jeff Bezos como presidente e lê-lo fato de seu negócio ser de varejo de liderança total em custos ao espelho de organizações como Walmart. Bom para os Alphabet que hoje está contratando pessoas do Lab126, empresa de tecnologia da Amazon, para se dedicarem ao Projeto Aura, vulgo Google Glass.

De todo modo, é uma leitura massante e não recomendo. Sugiro inclusive trocar esta leitura por Sonho Grande, Empresas Feitas par Vencer, Winning, Outsiders ou Vai Lá e Faz.

Publicado originalmente em http://www.opalha.com.br/review-a-loja-de-tudo/


Fonte: Artigos Administradores / Review: “A Loja de Tudo”

Os comentários estão fechados.