Revista empresarial para a comunicação interna

Revista empresarial para a comunicação interna

Nem só de comunicação externa se faz uma organização. De nada adianta uma ótima divulgação de marca se a própria empresa não se conhece e se comunica com eficiência. Entre as diversas ferramentas de comunicação interna, a revista organizacional pode ser considerada uma das clássicas por se tratar ainda da mídia off-line

Nem só de comunicação externa se faz uma organização. De nada adianta uma ótima divulgação de marca se a própria empresa não se conhece e se comunica com eficiência. Entre as diversas ferramentas de comunicação interna, a revista organizacional pode ser considerada uma das clássicas por se tratar ainda da mídia off-line.

Este tipo de mídia se encaixa com empresas com grandes sedes onde parte das equipes não tem acesso à computadores diariamente, não tem e-mail corporativo ou caso o interesse da empresa seja que a família do colaborador também conheça o que acontece no local de trabalho do funcionário. Apesar de ser uma mídia off-line hoje há possibilidade de publicar as revistas em plataformas como o Issuu.com e torná-las acessíveis ao público caso seja de interesse da empresa.

Entre os maiores erros das empresas na hora de criar uma revista empresarial está a indefinição do público-alvo e, consequentemente, o tipo de conteúdo a ser publicado, a equipe de criação e redação do conteúdo e até de design. Muitas vezes o erro da diretoria é confiar a criação da concepção da revista à equipe de Recursos Humanos por considerar que a publicação é para relacionamento dos colaboradores e não um veículo de comunicação ou simplesmente pois não há um setor de marketing e comunicação.

Com o erro da equipe de concepção, os outros problemas se agravam, pois caso tenham a definição errada do público, a revista que seria para comunicação interna acaba tendo gasto de distribuição externa e, obviamente, não traz resultados, pois não é de interesse de outros públicos. Ou ainda, o conteúdo é pensado externamente, mas por falta de recurso é distribuída internamente e parte dos colaboradores não tem interesse e não lêem as edições.

No caso da opção por criar uma revista, um setor de marketing e comunicação é essencial para pesquisa interna de definição de público, conteúdo e periodicidade; criação de pautas; redação de conteúdo; e design da revista. Ao estabelecer a equipe e as etapas para a correta criação da revista empresarial, a chance de alcançar os objetivos de comunicação planejados acabam dando maior retorno sobre o investimento do que tentar “economizar” utilizando a equipe já presente na empresa e o trabalho não alcançar os objetivos traçados.

Ao utilizar os colabores de outras áreas, eles acabam ficando sobrecarregados por exercer tarefas de dois setores, não conseguirão realizar com eficiência seu trabalho regular e menos ainda estudar e realizar as tarefas deste novo projeto. Pelo bem da empresa e de seus colaboradores, deixar a comunicação e marketing com os profissionais capacitados é a melhor opção.


Fonte: Artigos Administradores / Revista empresarial para a comunicação interna

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