Rumo à modernidade e organização

Rumo à modernidade e organização

Não podemos falar de modernização sem citar um dos maiores responsáveis pela administração ;Frederick Taylor um engenheiro que impulsionou os estudos para um método administrativo que garanta o melhor custo benefícios a produtividade. Às principais preocupações de Taylor era tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Sua teoria ficou conhecida como teoria cientifica

Não podemos falar de modernização   sem citar um dos maiores responsáveis pela administração  ;Frederick Taylor um engenheiro que impulsionou os estudos para um  método administrativo que garanta  o melhor  custo benefícios a produtividade. Às principais preocupações de Taylor era tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Sua teoria ficou conhecida como teoria cientifica .

Através de sua teoria a historia teve grandes nomes que impulsionaram a Indústria e o capitalismo; grandes nomes como Rockfeller, Ford Morgan e Vanderbilt Carnegie esses “Magnatas “  desenvolveram uma visão ousada que formaram base para o progresso  e modernização .Conforme o filme Tempos Modernos esses nomes evidenciaram a maior evolução  do setor automobilístico,  refinarias e  aço . A  siderurgia administrada por Carnegie  (um dos maiores  produtores de aço)operários  trabalhavam de forma desumana , operando maquinas por 12 horas sem nenhum beneficio sem nenhuma  segurança . O grande objetivo  era  chegar onde nenhum empresário chegou…..  e para isso a sua massa operária  trabalhava como uma verdadeira locomotiva. Sua indústria expandiu sendo a primeira a ligar ferrovias de leste a oeste. .

 Aprimorando os métodos cientifico de Taylor.Henry  Fayol também engenheiro utilizou um método  conhecido  como teoria clássica  onde deu ênfase na estrutura   organizacional . Separando-as por etapas  planejando , organizando coordenando  e comandando ; dessa forma o trabalho ficaria mais produtivo “Entendemos melhor no filme Tempos Modernos de Charlin Chaplin …. onde  operários ficavam divididos em  setores fazendo movimentos repetitivos ,  trabalhando  sobre pressão e de uma   forma robótica “ mas de uma madeira mais estruturada e organizada.

E dando eficiência em todos esses  processos administrativos um grande pensador e sociólogo  Max Weber  sistematizou  esse fluxo de trabalho por meios de normas e procedimentos .

E hoje podemos dize sim .. que esses” Magnatas foram os Caras”” que  deram base e estrutura de uma forma organizada aos conceitos administrativos .E que a falta de organização  impossibilita alcançar metas  e conquistar  resultados positivos e rentáveis para empresas Fabricas Industrias ou qualquer ramo de atividade econômica.


Fonte: Artigos Administradores / Rumo à modernidade e organização

Os comentários estão fechados.