Saia da indecisão ou da insatisfação! Descubra, valide ou reavalie sua escolha profissional

Saia da indecisão ou da insatisfação! Descubra, valide ou reavalie sua escolha profissional

Os jovens ainda são o maior grupo que busca por processos e orientações para a escolha da sua profissão/carreira, no entanto, um outro grande grupo tem crescido muito, o de pessoas que escolheram suas carreiras por coincidências do destino, por falta de opções ou por imposições, e hoje, sentem-se infelizes e não sabem de verdade o que querem como carreira e profissão. Descubra como fazer sua escolha profissional e se sentir seguro e realizado

Os jovens ainda são o maior grupo que busca por processos e orientações para a escolha da sua profissão/carreira, no entanto, um outro grande grupo tem crescido muito, o de pessoas que escolheram suas carreiras por coincidências do destino, por falta de opções ou por imposições, e hoje, sentem-se infelizes e não sabem de verdade o que querem como carreira e profissão.
 
Tornou-se claro para as pessoas que o trabalho deve produzir muito mais que apenas dinheiro. E este sentido para a carreira e para a vida, tem sido o motivo de muitas pessoas repensarem o que fazem atualmente e o que querem fazer pelo resto de suas vidas. É uma evolução importante e feliz, pois temos uma cultura extremamente enraizada na nossa sociedade, que o trabalho que você deve ter é aquele que paga bem!!
 
Influências dos pais, amigos, pressões da sociedade, as mídias sociais e as notícias sobre as carreiras do momento, são sempre um desafio para quem se encontra em meio as dúvidas de sua escolha profissional. Quando, já se tem uma estrutura familiar, esta transição da carreira que te deixa infeliz para aquela que te realiza, é ainda mais difícil. E o grande número de pessoas que estão revendo suas carreiras é justamente pelo fato de, há algum tempo, esta escolha não fazer mais sentido.
 
E independente do momento, jovens ou adultos, devem saber lidar com este momento e esses sentimentos. Sua escolha profissional será sua companheira por mais de 1/3 do seu dia, acompanhará você quase a semana toda, todos os meses e anos dali pra frente. E você ainda acha que não precisa escolhê-la com consciência e paixão?
 
Algumas dicas são extremamente importantes neste momento:
– A escolha é sua!
 
– Seus pais, amigos, mercado, sociedade, mídias ou estatísticas, devem ser apenas uma fonte de informação para sua análise, mas nunca, devem ser fatores decisórios neste processo.
 
– O fator mais importante está dentro de você! São seus valores, o que você quer deixar de legado, suas aptidões, suas necessidades individuais e suas habilidades.
 
– Comece sua análise por você. Entenda seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, o que faz sentido para você. Fique atento ao seu dia a dia, suas atitudes, gostos e preferências. Algumas perguntas lhe ajudam bastante ao pensar na sua vocação: Se você não precisasse de dinheiro, o que faria? O que você faz que lhe parece fácil, faz você se sentir útil e satisfeito e que traz benefício para você e outras pessoas? O que você faz com tanto prazer que não sente as horas passarem e que por vezes é até difícil de parar?
 
– Feita essa análise, busque no mercado, informações para a visualização desta vocação como fonte de renda e carreira rentável.
 
– Conheça seu perfil comportamental e saiba mais sobre você e sobre suas atitudes em variados momentos. Lembre-se que perfis comportamentais podem ter mais predisposição para algumas áreas do que outros estilos de perfis, mas todos nós nascemos com a capacidade de aprendizado e desenvolvimento. Então, nenhuma avaliação de perfil comportamental pode destruir ou enfraquecer seu sonhos, caso você identifique características diferentes entre você e a carreira que deseja. Eles são importantes para que você conheça mais sobre você e tenha consciência do caminho que terá que percorrer para chegar onde deseja. Ou seja, ele apenas lhe dirá se você precisará de mais ou menos esforço para tal escolha. 
 
– Saiba como lidar com seus influenciadores. Eles são parte fundamental na sua busca de informações e análise, mas devem ser levados em consideração apenas para abrir os olhos e analisar as possibilidades. Para lidar melhor com isto, o diálogo franco e sincero é sempre muito importante. Saber falar sobre sua escolha e mostrar consciência e conhecimento sobre isto, lhe ajudará a conquistar o apoio e o entendimento das pessoas. E quando os influenciadores são as mídias e as pesquisas sobre carreira do momento, lembre-se: Tudo tem seu momento de ápice, mas sua carreira não vai ficar parada no tempo. Então as carreiras que estão em boom nesse momento, podem não ser as que estarão amanhã. O mundo é dinâmico e as necessidades da sociedade também. A resposta para isto é escolher aquilo que você ama e pode fazer muito bem feito, pois assim, será um diferencial e você sempre estará em destaque e em alta, mesmo que sua profissão de forma geral não esteja. 
 
– Faça seu planejamento de carreira, trace seu caminho, defina seus objetivos e o que precisa fazer para chegar onde deseja. Desenvolva-se!! Faça o mapeamento dos riscos e esteja sempre de olho nas mudanças e adapte seu planejamento sempre que necessário. Ele é a chave para você chegar onde deseja com mais rapidez, transparência, consistência e realização.
 
Não tenha pressa, mas não perca tempo. O ‘time’ é seu! Mas, quando sentir que deve fazer algo, faça-o imediatamente.
Maravilhosas escolhas para você e até a próxima!
 
Se esse material te ajudou em algo, compartilha comigo! Ficarei feliz em saber!
 


Fonte: Artigos Administradores / Saia da indecisão ou da insatisfação! Descubra, valide ou reavalie sua escolha profissional

Os comentários estão fechados.