São Paulo tem uma das maiores frotas de táxis acessíveis do mundo

São Paulo tem uma das maiores frotas de táxis acessíveis do mundo

Atualmente a capital paulista possui 93 veículos adaptados para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida

O serviço de táxi acessível de São Paulo ultrapassou o número de 160 mil atendimentos (até julho/2015), desde sua implantação em 2008. O município conta com uma das maiores frotas de táxis adaptados para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida do mundo, número maior que o de grandes cidades como Nova York, Paris, Roma e Londres. Atualmente a capital paulista possui 93 veículos desse tipo, na sua maioria das empresas de taxi associadas à Adetax – Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo.

Conforme explica Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, as empresas de táxi foram as primeiras a colocar esse tipo de veículo em circulação. “A procura pelo serviço é grande. Atende passageiros com mobilidade reduzida, tanto os moradores quanto os turistas, mas toda a cidade e população são beneficiadas com esse serviço”.

Os táxis são adaptados de acordo com os requisitos da Secretaria Municipal dos Transportes da cidade de São Paulo. Os veículos acessíveis contam com plataforma elétrico-hidráulica, acionada por controle remoto e com sustentação de até 250 quilos, para acomodar o usuário no carro de forma descomplicada. O investimento das empresas nesse tipo de adaptação é alto porque, além da plataforma elevatória, o carro precisa ser equipado com teto elevado, fixador e cinto de três pontos para facilitar o acesso dos cadeirantes.

Os motoristas que conduzem esses veículos recebem uma preparação, de modo que estejam sempre prontos para auxiliar o passageiro. O taxímetro é ligado apenas depois de concluído o procedimento de fixação da cadeira de rodas, com o auxílio de quatro cintos de segurança. Ao chegar ao destino, o motorista desliga o taxímetro, informando ao cliente o valor da corrida. Somente depois é que o usuário é retirado. “Os passageiros têm à disposição um serviço de qualidade, que atende às suas necessidades de transporte com segurança”, ressalta Auriemma.

As corridas com o táxi acessível têm o mesmo preço das cobradas nos táxis comuns, com o acréscimo do valor da chamada via rádio e do agendamento. O serviço de táxi para pessoas com mobilidade reduzida é oferecido 24 horas e deve ser solicitado pelo telefone (11) 3740-5544. Há também um website específico, no endereço www.taxiacessivel.com.br.

 


Fonte: Notícias Administradores / São Paulo tem uma das maiores frotas de táxis acessíveis do mundo

Os comentários estão fechados.