Se não puder vencer, seja espetacular

Se não puder vencer, seja espetacular

A coragem está em descobrir aquilo que, apesar de não nos tornar campeões, nos transforma em espetaculares ao fazê-lo

Eu estava em um elevador na cidade de Naples, na Flórida (EUA), quando entrou um senhor com um livro embaixo do braço. Minha esposa pediu para que ele falasse sobre o livro, já que havia a foto de um piloto de corridas na capa e a frase cunhada por ele: “Se não puder vencer, seja espetacular.” Falamos que éramos brasileiros, e o senhor fez uma expressão de admiração e respeito por Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e todos os nossos campeões. Disse também que aquele era um piloto da década de 1960, famoso por suas corridas em Indianápolis. Seu nome: Eddie Sachs.

Essa frase me fez pensar sobre o quanto focalizamos a vitória financeira e, por vezes, nos esquecemos de fazer valer a pena. Ficamos tão preocupados em parecer bem perante os demais, que não nos questionamos se estamos realmente vivendo nossa vocação e procurando os caminhos para crescer por meio dela, em vez de ficar apenas sobrevivendo.

Essa preocupação também não nos faz sentir como membros da cultura da empresa na qual estamos. E, para mudar isso, principalmente em um momento de crise aguda, precisamos de coragem para aceitar nossos dons e vocações. Entretanto, principalmente para aqueles que estão em um setor econômico em colapso, pode ser o momento de observar esses dois fatores e mudar. Nenhum caminho é fácil nesse sentido.

Não tenhamos ilusões: dinheiro é importante. Não há nenhum problema que fique melhor pelo fato de você ter menos dinheiro. Por outro lado, se toda a nossa busca for somente por isso, então estaremos fadados a não fazer valer a pena. Pois escolher por tempo indefinido algo que odiamos fazer é um modo terrível de viver. Temporariamente, pode até ser, mas não a vida toda.

A coragem está em descobrir aquilo que, apesar de não nos tornar campeões, nos transforma em espetaculares ao fazê-lo. Penso que a “síndrome dos direitos adquiridos”, em que as pessoas contam apenas com o que o governo promete oferecer gratuitamente, sem buscar uma fonte de recursos própria, tem feito indivíduos que querem sobreviver sem passar por ciclos econômicos de expansão e contração.

Esquecem-se de que, se desejam vivenciar a primavera, terão de passar primeiro pelo inverno e, portanto, não podem temê-lo. Ciclos são essenciais para a natureza, para a economia e a vida. Você deve ser como o bom agricultor, que os estuda e sabe aproveitá-los, em benefício próprio e da humanidade.

É impossível saber se você será um campeão, mas, se refletir profundamente sobre sua vocação e seus dons, sempre poderá ser espetacular no que faz.

O mundo precisa ser construído por indivíduos que pensam livremente em realização, coexistência e crescimento. E não apenas em sobreviver.

Seja um deles. E seja espetacular!

Vamos em frente!


Fonte: Artigos Administradores / Se não puder vencer, seja espetacular

Os comentários estão fechados.