Sebrae assina convênio com Banco do Nordeste

Sebrae assina convênio com Banco do Nordeste

Parceria vai facilitar acesso dos pequenos negócios a financiamentos do BNB

Os pequenos negócios da região Nordeste terão apoio do Sebrae para conseguir financiamentos bancários para micro e pequenas empresas. A instituição e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinaram convênio de cooperação geral e vão unir forças para possibilitar a promoção do desenvolvimento e da competitividade dos empreendimentos de pequeno porte no Nordeste.

O convênio tem duração de dois anos e foi assinado na sexta-feira (31) pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e pelo presidente do BNB, Marcos Costa Holanda, na abertura do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que aconteceu em Fortaleza. O evento comemora os 63 anos da instituição financeira e tem o objetivo de mobilizar as classes empresarial e política, governos, comunidade acadêmica e terceiro setor, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.

O BNB disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em crédito para 2015 para micro e pequenas empresas, devendo o Sebrae fazer o acompanhamento por meio de consultoria e capacitação para as empresas clientes do banco em gestão financeira, marketing, internacionalização, entre outros, e para os próprios colaboradores do banco. “O convênio vai incrementar o uso de serviços financeiros do BNB, que é um dos principais operadores de crédito para micro e pequenos empreendimentos do país”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Com a parceria, vamos trocar informações e estudos sobre os pequenos negócios que promovam o acesso à educação financeira e criar planos de atuação que possibilitem o atendimento diferenciado aos pequenos negócios”, ressalta.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o acordo assinado faz parte da estratégia do banco de atendimento diferenciado e priorizado para as micros e pequenas empresas, haja vista a capacidade desse segmento de gerar ocupação e renda.

Entre as principais linhas de atuação previstas no convênio, também se incluem a implementação de ações de divulgação dos produtos e serviços de ambas instituições para atendimento aos pequenos negócios, o desenvolvimento de ações de capacitação para as equipes do Sebrae e BNB a respeito do acesso aos serviços financeiros disponíveis aos pequenos negócios e a participação em feiras de negócios e eventos promovidos pelas duas instituições que tenham como foco os pequenos negócios.

Fórum

A programação do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento contemplou três painéis temáticos: A promoção da inclusão social; Produtividade, competitividade e inovação: perspectivas para o Nordeste; e Desafios do financiamento à infraestrutura. Além dos painéis, também houve a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional e lançamento do Selo 10 Anos de AgroAmigo.

Participaram do encontro representantes de instituições como Sebrae, Ministério da Fazenda, BNDES, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Também estiveram presentes executivos da iniciativa privada, autoridades políticas, professores, economistas, ONGs e promotores de políticas de desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional.


Fonte: Notícias Administradores Sebrae assina convênio com Banco do Nordeste

Os comentários estão fechados.