Segurança do trabalho

Segurança do trabalho

Este artigo ressalta o quanto é importante a segurança do trabalho, pois oque faz que uma Empresa tenha crescimento e um ambiente favorável para se trabalhar, é a segurança dos colaboradores da empresa, leiam este artigo e apliquem essa prática

Segurança no trabalho pode se entender como um grupo de medidas adotadas visando diminuir os acidentes que ocorrem no trabalho, doenças ocupacionais, que podem ser eliminadas para proteger a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho envolve várias disciplinas como introdução a Segurança, higiene e Medicina do Trabalho, também faz a prevenção em cargos operacionais como manuseio de equipamentos, trabalho com máquinas, entre outros. Segurança do trabalho é composta por vários profissionais, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança  do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. 

Os empregados da Empresa também fazem sua parte, eles constituem a chamada CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que por sua parte de prevenção de acidentes e doenças que os trabalhadores às vezes estão vendo ou até mesmo sentindo alguma coisa e não falam nada. A CIPA é como se fosse um questionário de como o trabalhador está se sentindo na Empresa, se ele não está exposto  a nenhum risco insalubre ou que tenha periculosidade para ele trabalhar.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis, no Brasil, a legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil.

Toda a Empresa precisa de todos os equipamentos de segurança como os EPI’S, que por sua vez são exigidos por lei, e também a equipe de Segurança de Trabalho, também exigido por lei.

Acidente no trabalho é inevitável se não for usados os métodos certos de Segurança do trabalho, por isso é importante a equipe de Segurança do Trabalho, os acidentes no trabalho podem acontecer de uma hora pra outra, provocando lesões corporais ou perturbação funcional podendo levar a morte do colaborador, lembrando ainda que outros trabalhadores ficarão com receio por não terem os EPI’S necessários. Por isso todas as Empresas precisam adotar um modo certo de trabalhar que proteja seus trabalhadores.

Hoje em dia o profissional de Segurança de Trabalho atua em várias áreas, mas mais especifico em áreas como a de fabricas de alimentos, hospitais, empresas comerciais e industrias, áreas que por fim exigem ainda mais a segurança do trabalho pois nelas a maior circulação de pessoas trabalhando. O profissional também orienta para que os trabalhadores usem seus EPI’S de forma certa e segura, para que não ocorro acidentes na Empresa e ocorra lesões a ele mesmo.

Mais também não basta que o colaborador tenha seus equipamento certos, ele sempre precisara de treinamentos para como usar seu EPI, algumas empresas estão investimento muito no treinamento de seus trabalhadores pois eles que fazem que a Empresa tenha desenvolvimento e crescimento.

Por fim, quando falamos em segurança de trabalho, estamos nos referindo a um assunto muito importante, pois estamos falando sobre segurança de milhões de trabalhadores que as vezes estão ocorrendo algum risco e não sabem, por isso é muito importante que as Empresas adotem os procedimentos certos, fazer com que elas invistam em segurança e treinamentos de seus colabores, não estarão protegendo só seus trabalhadores mais o nome da Empresa.


Fonte: Artigos Administradores / Segurança do trabalho

Os comentários estão fechados.