Seja mais eficaz

Seja mais eficaz

Nestes momentos de disputa de vagas de emprego, qualquer diferenciação é importante. Seja mais eficaz.

Somos no Brasil hoje 11 milhões de desempregados e devido ao momento político e econômico esse número tende a aumentar. Ontem foi publicado nos jornais que destes desempregados, muitos não têm qualificação, o que agrava a situação de quem busca uma recolocação, bem como dificulta as coisas para as empresas que buscam suprir as vagas em aberto. É muito difícil que pessoas que não foram preparadas para pensar de forma mais ativa e a longo prazo, consigam fazer isso no momento. Mas, mesmo quem tem um orçamento apertado, deveria sempre pensar em poupar para investir em qualificação, para nestes momentos ter mais chances nas disputas acirradas por vagas de emprego.

Do ponto de vista das empresas, devido a este momento delicado que passamos, a busca é por pessoas que possam realizar uma tarefa que antes era realizada por até três. Por isso, as pessoas devem estar preparadas para serem eficazes. Para isso, é importante ter um comportamento mais proativo e mostrar capacidade de se adequar ao momento. É preciso mudar sua maneira de pensar e a forma como foi acostumado a reagir às necessidades.

Sendo assim, é preciso que as pessoas mudem seus hábitos e, para isso não tem idade para começar. Quanto mais cedo melhor, mas o importante é mudar os hábitos visando sempre ser mais eficaz. O primeiro hábito a desenvolver é o de ser proativo com a sua própria vida. Tenha um objetivo e seja o controlador dela, não delegue a ninguém o controle de sua vida. Seja positivo, defina seus objetivos, alinhados com seus princípios, e dê atenção ao que está ao seu alcance para controlar.

Em seguida, deve-se definir um objetivo de vida, seja profissional ou particular, afinal a vida é uma só, e este equilíbrio deve existir para se viver em harmonia e feliz. Traçado seu objetivo, em seguida deve-se definir as metas, que podem ser a longo prazo e vindo de trás para frente, definindo as metas anuais e mensais, até chegar a semana e ao dia que se está. Tem que estar claro para o você o que quer ser no âmbito social, pessoal, profissional, estar claro onde se quer chegar.

O terceiro ponto para se ter características e hábitos de pessoas eficazes é saber priorizar, definir o que é mais importante se fazer em cada momento do processo de se atingir seus objetivos. O plano é feito, mas muita coisa pode mudar durante o desenvolvimento de seu sonho, principalmente se o que foi definido, for de muitos anos. Por isso, ter o discernimento, para saber através de técnicas, definir prioridades, sem perder o foco de onde se quer chegar.

Neste Brasil tão cheio de maus exemplos de caráter e más condutas, é importante entender e trabalhar para que todos ganhem, que não seja um jogo para derrubar e massacrar. É preciso ter a capacidade de se pensar em todos, pelo bem da sociedade, dos menos favorecidos,fazendo o máximo esforço para dar condições a quem nasceu sem as mesmas oportunidades de alcançar suas metas. Cultivar uma mentalidade da abundância, com a qual se pensa que há muito para todos e não apenas para poucos, que muitas vezes se dão bem em cima do sofrimento de muitos. Isso é ser maduro e sendo assim, a eficácia trará  benefícios a todos.

O quinto hábito a se ter para a busca da eficácia, e com isso se diferenciar no mercado, é praticar a comunicação empática. Adquirir o hábito de ouvir atentamente ao que outro está transmitindo, ter o ouvido ativo, escutando e raciocinando sobre o tema que está sendo discutido. Nos dias de hoje, em que as pessoas estão frenéticas para fazer várias tarefas ao mesmo tempo, pouco se dá importância ao que está sendo discutido. A pessoa escuta, porém está com pensamento em outro lugar. É necessário saber comunicar, ouvir e compreender. Com isso você dá mais qualidade e foco ao que está fazendo no momento, e naturalmente será mais eficaz.

Além da comunicação tratada acima, deve-se trabalhar a sinergia entre as pessoas. Quanto melhor a interação entre elas, mais forte se torna a relação e bons frutos tendem a nascer. Para isso, as pessoas devem ser íntegras, verdadeiras umas com as outras, estarem abertas à influência do outro, entenderem que isso é uma oportunidade de ganhar uma nova visão sobre os fatos, permitir-se ver por outro ângulo, de uma pessoa que tem outros conhecimentos e outra vivência sobre a vida. Assim todos ganham, e, consequentemete, se tornam produtivos e eficazes.

E por fim, vem o hábito de se cuidar. Cuidar da mente, do espírito, do físico é muito importante. Para ser tudo acima descrito é importante o autoconhecimento. Ter uma atividade física é fundamental, para se manter são. Assim como na dimensão espiritual, ter seus valores bem claros e como também seus princípios. Ter o hábito de ler, não só artigos e revistas, mas ter a rotina de ler um pouco de tudo, poesia, ficção e não ficção, sempre abre a mente para novos mundos. Tudo isso leva a uma vida social e emocional, importante para se manter o equilíbrio citado no início deste texto. Ter uma vida com grupos sociais, sejam do trabalho, do clube ou do condomínio que vive, é importante para a troca de ideias e vivência, melhorando o relacionamento com os outros.

Tudo isso vai ajudar a você ser mais eficaz e ajudar ao mundo ser um lugar para se viver e fazer negócios, onde daremos oportunidades a todos e o conjunto melhora para a comunidade. Pense, pratique, ajuste o que tiver que ser adequado para esta nova realidade e quem sabe as novas gerações possam entregar um novo mundo para as gerações seguintes, que Deus permita isso.


Fonte: Artigos Administradores / Seja mais eficaz

Os comentários estão fechados.