Seja um campeão de vendas e não um campeão de desculpas

Seja um campeão de vendas e não um campeão de desculpas

Todos os dias, nos deparamos com pessoas que são verdadeiras campeãs em desculpas. A crise está muito forte, não tenho tempo, meu papagaio não fala mais, minha galinha não põe mais ovos e assim por diante.

Olá,

Todos os dias, nos deparamos com pessoas que são verdadeiras campeãs em desculpas. A crise está muito forte, não tenho tempo, meu papagaio não fala mais, minha galinha não põe mais ovos e assim por diante.

Usei estas frases sem nexo justamente para exemplificar quão sem significados são as desculpas que arrumamos para justificar nossa falta de comprometimento com nosso próprio resultado.

Veja, mesmo com o mercado desaquecido em alguns setores e previsão de recuo do PIB em 3,8% para 2016, podemos olhar as coisas pelo lado do copo “meio cheio” e não pelo lado “meio vazio”. Vai ser movimentado muito dinheiro no mercado durante os próximos meses e alguém vai fazer estes negócios.

Outro dia ouvi um Vendedor dizer que não foi viajar naquela semana por acreditar que devido às mudanças políticas que estavam acontecendo no Brasil naqueles dias, ninguém compraria dele. Estranho ouvir isso, já que outros Vendedores viajaram para mesma região e superaram suas metas de vendas naquela semana.

Se desprendêssemos da mesma disposição para ter ideias criativas e resolver problemas ao invés de arrumar desculpas, seríamos imbatíveis.

Talvez isso explique o motivo de pessoas com o mesmo produto, mesma região, mesmas oportunidades, apresentarem resultados tão diferentes.

Claro que todos nós temos fraquezas, dificuldades. Conseguir resultados neste mercado cada vez mais competitivo requer maestria e muita dedicação. No entanto, se fosse fácil, qualquer um faria e você não é qualquer um, certo?

O simples fato de você estar lendo este texto até aqui já lhe faz diferente da grande maioria das pessoas que estão apenas aguardando o mundo terminar em barranco para poder morrer escorado. Costumo dizer que existem pessoas as quais possuem como maior prazer disputar dificuldades e problemas. Só alguém comentar sobre algum, ele logo vai dizendo: isso que você não viu os meus. Começa a soltar o verbo com todas as desculpas possíveis por ter acontecido.

Conheço Gestores que antes mesmo do problema acontecer, já fazem reuniões para elaborarem desculpas a serem dadas aquele problema. Chamam isso de álibi.

De que adianta ter conhecimento e habilidade para desempenhar alguma tarefa se não possui a Atitude de fazer? Sábio não é quem sabe muito e sim aquele que aplica o pouco que sabe.

Está na hora de rever alguns conceitos. Andrew Carnegie dizia: “Seu destino não é questão de sorte, é questão de escolha.”

Professor Gilclér Regina diz: “Nossa vida não é uma coincidência, é uma consequência do que fazemos e queremos para ela.”

Foque em soluções e não nos problemas, nas desculpas. Lembre: toda vez que for pensar em alguma desculpa para dar a alguém, estará na verdade, dando a si próprio.

Você pode ainda não ser um campeão de Vendas, mas pode se comportar como se fosse, e verdadeiros campeões não arrumam desculpas, arrumam soluções!

 Pense nisso, um forte abraço e até breve.

 “Executivos de Vendas. Seremos Vendedores para sempre. Por isso somos mais dedicados.”

Rejiano Vedovatto é CEO da Empresa Executivos de Vendas Soluções Comerciais. Palestrante. Vendedor. Formado em Comércio Exterior, possui MBA em Administração de Empresas e Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.


Fonte: Artigos Administradores / Seja um campeão de vendas e não um campeão de desculpas

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