Seja um protagonista do mundo dos negócios

Seja um protagonista do mundo dos negócios

Além das competências essenciais para se assumir um cargo, a demanda por profissionais com habilidades e comportamentos mais abrangentes tem se tornado crescente

As mudanças constantes no mercado de trabalho alteraram a forma como as empresas tem recrutado profissionais, assim como as exigências internas. Acompanhar as novas tendências de carreira se tornou indispensável para quem busca um espaço dentro das organizações, ou para quem quer se manter dentro delas.

Além das competências essenciais para se assumir um cargo, a demanda por profissionais com habilidades e comportamentos mais abrangentes tem se tornado crescente. Visão sistêmica, espírito inovador, resiliência e empreendedorismo são algumas das habilidades exigidas para quem quer se destacar no concorrido mundo dos negócios.

A realidade é que poucas pessoas se atentam a tais mudanças e permanecem como coadjuvantes. Nos processos seletivos é possível ver pessoas que passam despercebido, e não são lembradas no final. Ganhar o papel de protagonista depende apenas de cada um e do tempo em que se dedica a buscar o autodesenvolvimento.

O primeiro passo é o autoconhecimento. Olhar para si e apontar seus próprios pontos positivos e negativos é uma tarefa difícil, mas necessária. É importante saber como nós nos enxergamos e se estamos passando a imagem que realmente queremos. Se olhar no espelho e fazer observações dos comportamentos perante a situações diversas é uma maneira de se avaliar.

Procure saber como os outros te enxergam. Buscar um feedback, seja com o chefe, colegas de trabalho ou com a família, é uma forma de avaliar como suas atitudes são vistas pelos outros. Lembre-se de estar aberto às críticas e as mudanças.

Aponte seus pontos de melhoria. Descubra suas necessidades de desenvolvimento e encontre meios de torná-las um ponto a seu favor. Essas necessidades mudam constantemente, segundo a cadeia das necessidades de Maslow, a medida em que uma necessidade é satisfeita, ela dá lugar a outras. Portanto este trabalho deve ser constante.

Invista em você. Investir tempo e dinheiro em aprimorar suas competências é a parte essencial. De nada vale toda a sua avaliação se você não implantar a última etapa do PDCA. Ajuste os pontos de melhoria e execute as mudanças necessárias.

Mesmo com a escassez de vagas este é o momento de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Cursos presenciais ou online, palestras e eventos, além de aprimorar seus conhecimentos e competências, são ótimas oportunidades para aumentar o network, já que proporcionam a oportunidade de conhecer pessoas de segmentos diferentes do seu.

Sair da própria caixa e dar uma espiada no terreno do vizinho é uma forma de expandir sua visão sobre o mercado em que está atuando e conhecer as tendências. Estas atitudes ajudam a criar um espírito inovador e criativo tão requisitado atualmente.

Se adapte ao mercado agora, sua carreira vai agradecer no futuro.


Fonte: Artigos Administradores / Seja um protagonista do mundo dos negócios

Os comentários estão fechados.