Sem tempo ou dinheiro? Saiba como fazer SEO com custo zero

Sem tempo ou dinheiro? Saiba como fazer SEO com custo zero

Técnicas simples, práticas e com custo zero que podem ser aplicadas hoje mesmo em seu marketing de conteúdo para alavancar o SEO de sua organização

O tempo e dinheiro são coisas as duas coisas mais escassas ultimamente, usá-las em sua estratégia de SEO não é uma opção quando o seu negócio está nos primeiros passos, ou ainda, nos momentos que a verba está curta e seu diretor financeiro está falando constantemente em cortes.

Contudo, você não pode simplesmente abandonar o SEO e acreditar que tudo pode acontecer de forma natural e milagrosa. O algoritmo dos mecanismos de pesquisa tem mudado constantemente, mas, os termos de pesquisa e palavras-chave continuam sendo o ápice do SEO.

Pensando nisso, separei 5 dicas para você fazer SEO com custo zero e, relativamente, usar pouco tempo na implantação destas técnicas. Vamos a elas:

1.     Faça uma lista de temas importantes

Crie uma pequena lista com os termos mais genéricos a respeito de seu negócio, estas ideias irão surgir naturalmente de acordo com o seu conhecimento de sua empresa, é capaz de aparecer também nas conversas de vendas frequentes de seu departamento comercial, ou ainda, tratar-se dos tópicos mais comumente explorados em seu blog e campanhas de marketing de forma geral.

Provavelmente, você vai chegar a uma lista de temas para SEO de, em média, 10 sugestões muito bacanas. No início, elas parecem muito genéricas, mas, no decorrer do processo vai compreender como torná-las mais específicas e matadoras para o seu empreendimento.

Uma empresa focada em automação industrial poderia usar de termos como: automação industrial, gestão de processos, produtividade e assim por diante. Em quanto este exemplo não é um case aprofundado, serve para mostrar-lhe que qualquer empresa pode utilizar o SEO como estratégia de marketing digital.

2.     Transformando temas em termos de pesquisa

Depois de criar sua própria lista de temas condizentes com o seu produto ou serviço, está na hora de transformar cada uma dessas ideias em termos de pesquisa. Isso quer dizer, criar frases com cada tema definido no passo anterior, de modo que transmita exatamente aquilo que seus clientes buscam no Google.

Tomando o mesmo exemplo de automação industrial do item anterior, esta empresa poderia focar em termos de pesquisa como:

  • Ferramentas para automação industrial
  • Software para automação industrial
  • Como usar software de automação industrial
  • Quando usar a automação industrial
  • Para que serve a automação industrial
  • Entre outros…

3.     Considere as palavras-chave e pesquisas relacionadas

A fim de obter o melhor resultado com sua estratégia de SEO, você precisa otimizar as palavras-chave em cada conteúdo publicado em seu blog, website, ou qualquer parte da internet que pretende divulgar o seu conteúdo. Elas são, sem sombra de dúvidas, a alma do SEO, sua essência, o ponto fundamental para tornar todo o seu esforço de search optimization um sucesso.

Fazer isso é muito mais complicado do que escrever sobre, eu devo concordar! Entretanto, existe uma ferramenta fantástica para ajudá-lo com este fator, o próprio Google. Selecione os termos de pesquisa criados no passo anterior e faça uma pesquisa no Google.com.

Para melhores resultados, recomendo que o faça no modo de navegação privada de seu navegador web. No Chrome, por exemplo, pode acionar este tipo de navegação abrindo o navegador normalmente e, em seguida, pressione o atalho do teclado: CTRL + ALT + N.

Após fazer a pesquisa de cada um dos seus termos, percorra a página de resultados até o seu final. Lá embaixo, você vai perceber uma sessão chamada Pesquisas Relacionadas, use cada uma das opções para complementar o seu portfólio de termos de pesquisa e descobrir as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

4.     Gere conteúdo com cada uma dessas palavras-chave

O próximo passo é produzir o máximo de conteúdo para cada uma das palavras-chave. Este também é um passo de extrema importância do SEO, sem ele você simplesmente não será capaz de chegar às primeiras páginas dos principais mecanismos de pesquisa.

Apenas lembre-se que cada conteúdo deve otimizar uma única palavra-chave por vez, não adianta entupir os seus textos com todos os termos de pesquisa relevantes para seu produto, serviço ou negócio. Então, crie um conteúdo diferenciado e inédito para cada um dos termos e palavras-chave que definiu até agora.

5.     Pratique coworking diariamente

Quantas vezes você espia a sua concorrência? Acompanhá-los pode ser uma grande estratégia quando falamos em SEO. Conhecer os seus principais concorrentes no mercado e descobrir os termos de pesquisa e palavras-chave que estão usando, auxilia a definir o seu próprio plano de SEO Marketing.

Procure pelo website ou blog de seus concorrentes, veja quais palavras-chave estão sendo otimizadas em seu conteúdo para fins de SEO, observe se elas também são relevantes para o seu caso e retorne a prancheta sempre que necessário, adicionando regularmente novos termos de pesquisa.

Esta lista, em nenhum momento, pretende ser uma diretriz profissional dos aspectos de SEO, porém, apresenta algumas ações básicas que podem contribuir com esta estratégia em sua empresa. Tratam de técnicas simples, práticas e com custo zero que podem ser aplicadas hoje mesmo em seu marketing de conteúdo.

Logicamente, você deve buscar por ajuda profissional e empresas especializadas no ramo para tornar os seus resultados mais visíveis e conquistar números mais rapidamente. No entanto, estas pequenas ações são capazes de impulsionar o SEO em seu negócio.


Fonte: Artigos Administradores / Sem tempo ou dinheiro? Saiba como fazer SEO com custo zero

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