Semana de Capacitação no Piauí terá 200 atividades

Semana de Capacitação no Piauí terá 200 atividades

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma ação inédita do Sebrae que pretende sensibilizar a sociedade para a importância de valorizar produtos e serviços das micro e pequenas empresas

A adesão ao Movimento Compre do Pequeno Negócio no Piauí já ultrapassou a marca de 500 empresas. Entre eles, aproximadamente 200 donos de mercadinhos e merceeiros de diversos bairros de Teresina, e mais de 50 empreendedores de boxes do Shopping da Cidade, espaço comercial localizado no centro da capital. O Sebrae no Piauí organiza aproximadamente 200 atividades para a Semana de Capacitação, de 21 a 26 de setembro, que tem o objetivo de preparar os empresários para o 5 de outubro, o ‘Dia D’ do Movimento, por ser o Dia da Micro e Pequena Empresa.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma ação inédita do Sebrae que pretende sensibilizar a sociedade para a importância de valorizar produtos e serviços das micro e pequenas empresas. Elas representam 95% dos empreendimentos do país, geram 17 milhões de empregos com carteira assinada e recolhem R$ 334 bilhões em impostos, o equivalente a 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

As atividades da Semana de Capacitação acontecerão em todo o estado, em cidades como Teresina, Bom Jesus, Cristino Castro, Currais, São Raimundo Nonato, Floriano, Ilha Grande, Parnaíba, Picos, Piripiri, Santa Luz do Piauí e Canto do Buriti. Em Teresina, elas descentralizadas, com tendas de atendimento na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina; na Praça da Integração, no Parque Piauí, Zona Sul da capital; além da Praça dos Correios, no Dirceu Arcoverde, Região Sudeste.

Nesses locais haverá salas para palestras e oficinas e um balcão de atendimento, onde consultores e analistas do Sebrae e parceiros estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre os diversos assuntos relacionados ao universo empresarial. Na Praça Rio Branco, funcionará ainda uma sala para rodadas de negócios e um espaço para oficinas voltadas especificamente para os produtores rurais.

Quiosques de atendimento serão instalados também no Teresina Shopping, no Riverside, no Piauí Center Moda e na Central de Abastecimento do estado, Ceapi, para divulgação do Movimento, cadastro de empresas e apoio às palestras que serão realizadas nesses espaços comerciais.

“O consumidor tem o poder de escolha. A nossa pretensão é incentivá-lo a eleger os pequenos negócios na hora da compra, mostrando que ao adquirir bens e serviços do mercado do bairro, da padaria da esquina, ou da loja da sua rua, ele contribui para que o dinheiro circule na própria comunidade, fortalecendo a região em que vive. Portanto, esse é um ato que pode transformar a realidade local”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Sorteios

No Shopping da Cidade, a campanha prevê o sorteio de vales compras no valor de R$ 250,00, e a sinalização das lojas, com o material publicitário do Movimento, até o final do ano. O administrador do Shopping, Gustavo Cromwell de Carvalho, também pretende realizar um show de prêmios, com sorteios de moto, televisão, geladeira e outros produtos. “Estamos sensibilizando todas as pessoas a aderirem a essa causa; essas ações são uma forma de fazer com que o dinheiro circule dentro do próprio estabelecimento, criando condições para que os empreendedores possam avançar e se sobressair em meio à crise”, diz.

Os empreendedores do lugar também serão preparados para o 5 de outubro por meio de palestras que serão realizadas durante a Semana de Capacitação, numa das ações do Sebrae no Piauí. As palestras serão gratuitas e realizadas no auditório do shopping, das 16h às 17h, com os seguintes temas: Aumente Suas Vendas (22); Inovar Traz Lucro (23); Marketing (24); e Controle as Finanças da Sua Empresa (25).

Os cerca de 200 empresários ligados à Associação dos Merceeiros e Proprietários de Mercadinho de Teresina que já aderiram ao Movimento organizam uma promoção conjunta, no dia 5 de outubro, de pelo menos dois produtos, que poderão ser encontrados em todos os bairros pelo mesmo valor.

“Estamos satisfeitos e engajados nessa ação de valorização dos pequenos negócios. Reconhecemos a importância do trabalho do Sebrae e por isso buscamos aderir a todas as ações que contemplam o segmento de mercearias e mercadinhos”, afirma o presidente da associação, Milton Carvalho. Segundo ele, os empresários também terão participação efetiva na Semana de Capacitação. “Mais de 100 empresas terão representantes nas palestras e oficinas. A descentralização do atendimento facilitará o treinamento desses empreendedores, que na maioria dos casos são gerente, atendente e caixa de suas empresas”, completa.

Para aderir ao Movimento, os empresários devem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br. O site conta com uma ferramenta de georreferenciamento, por meio da qual os empreendimentos cadastrados podem ser facilmente visualizados pelo consumidor. A busca pode ser feita por cidade e/ou segmento de interesse. Ao clicar no perfil da empresa, o cliente tem acesso ao endereço e ao mapa de onde está situado o empreendimento. Basta acessar o site do movimento, clicar no link ‘Sou Cliente dos Pequenos Negócios’ e prosseguir com a busca.

 


Fonte: Notícias Administradores / Semana de Capacitação no Piauí terá 200 atividades

Os comentários estão fechados.