Siga bons exemplos e trabalhe seu networking

Siga bons exemplos e trabalhe seu networking

Trabalhar o networking é um fator primordial tanto na vida pessoal, quanto no mundo corporativo. Estar sempre de olho em bons exemplos, boas práticas e aumentar a rede de contatos podem ser fatores determinantes para esclarecer muitas dúvidas, impulsionando muito o seu conhecimento e gerando muitos resultados positivos

Toda vez que uma atividade precisa ser desenvolvida ou uma decisão precisa ser tomada, podemos resolver isso basicamente de duas maneiras: de forma autodidata (sozinho sem ajuda, por sí só) ou com o auxílio de informações já existentes sobre aquele assunto ou situação; essas informações podem ser: casos de sucesso, boas práticas, possíveis “atalhos” ou até mesmo erros cometidos, isso mesmo, os erros são grandes fontes de dados úteis.

Algumas pessoas realmente se sentem confortáveis e são instintivamente direcionadas à resolverem seus problemas e decisões de forma autodidata, conseguindo ótimos resultados usando somente de conhecimento próprio e intuição. Porém, grande parte das pessoas que você conhece e (talvez você se inclua nesse grupo) irão precisar de algum tipo de ajuda nas tomadas de decisões e situações do dia-a-dia.

Tanto na sua vida pessoal, quanto no empreendedorismo, os bons exemplos e o conhecimento adquirido por outras pessoas que já trilharam esse caminho antes de você, também são muito valiosos. Sempre que você se deparar com alguma dificuldade ou problema que não esteja encontrando solução, uma ótima alternativa é conversar com pessoas que você identifica como bom exemplo (bom exemplo pode ser definido tanto pelo resultado positivo, quanto pelo negativo, isso depende da necessidade do momento) para aquela situação. A probabilidade de algo parecido já ter acontecido, é muito grande e então porque não aprender com o possível erro dessa pessoa? Caso não tenha acontecido algo semelhante que possa resolver seu problema, existe uma grande chance de em uma simples troca de ideia acabar esclarecendo muita coisa para o seu caso.

Encontrar bons exemplos, pode ser de muita utilidade nos problemas pessoais e no mundo corporativo, e não somente para a solução de fatores negativos; pode ser de grande valia uma opinião ou um bom comportamento de alguém (pessoa, empresa, etc.) na hora de corrigir alguns possíveis vícios de comportamento, falta de visão sobre determinadas situações, fator motivacional e também como forma de potencializar as suas características pessoais, agregando em conhecimento e atitude.

Juntamente com o aprendizado dos bons exemplos e pensando sempre no melhor resultado, além de competência, agilidade, um bom raciocínio lógico e todas as outras possíveis infinitas variáveis, também é muito importante o bom relacionamento com as pessoas ao seu redor (networking), pois todas elas podem contribuir de alguma forma com o seu objetivo e sua vida em geral. Deixe a comodidade e a vergonha de lado, busque as pessoas certas, converse, não tenha medo de receber um não como resposta.

Finalizando, sabemos que um fator primordial e inegavelmente decisivo para quase tudo na vida é o conhecimento, e quando esse conhecimento vem em forma de conversa, com exemplos reais, com pessoas que tornam-se familiares à você (mesmo que seja somente naquele momento) e com resultados os quais você pode tirar algo útil, com certeza isso agregará muito para que suas decisões sejam tomadas reduzindo os erros, ao ponto de maximizar o seu resultado positivamente.

Então bora trabalhar seu networking e seguir bons exemplos?

Até a próxima! Empreenda-se!


Fonte: Artigos Administradores / Siga bons exemplos e trabalhe seu networking

Os comentários estão fechados.