Solidão disfarçada

Solidão disfarçada

Os novos tempos da solidão acompanhada e disfarçada de relacionamento

Me perguntaram se tinha medo da solidão. Respondi que não, a solidão completa não me assusta mesmo porque tenho que me relacionar com vários de meus muitos eus e gosto de ficar sozinha para pensar, para relaxar, para entrar em contato com a natureza, para ler, para escrever, para ouvir uma música, para orar, para agradecer.

O que me assusta é essa solidão disfarçada de companhia, esse relacionamento que está se tornando a cada dia mais virtual, pessoas juntas e desconectadas física e emocionalmente.

Essa solidão disfarçada de conexão virtual, essas pessoas que quando estão juntas fisicamente ficam sem assunto e só conseguem conversar pelos meios virtuais isso incomoda porque não é real, é frio, é impessoal, é cheio de mecanismos falsos de relacionamento.

O relacionamento verdadeiro exige entrega, dói, é intenso, é cheio de bons e maus sentimentos e as pessoas estão escolhendo o caminho mais fácil, que é o virtual, que é cheio de frases feitas e que agradam a todos, onde muitos assumem uma personalidade falsa e fogem dessa realidade que é bem mais difícil de enfrentar pois temos que assumir nosso eu real que é imperfeito e cheio de falhas e manias.

Vemos pessoas juntas sem comunicação verdadeira, sem falar de medos verdadeiros, sem falar de sentimentos verdadeiros, sem olho no olho, sem enfrentamento.

As pessoas não se entregam mais, não assumem problemas, não aceitam imperfeições. As empresas sofrem por falta de profissionais comprometidos pois todos querem escolher o caminho mais fácil, quase ninguém quer mais trabalhar duro, se esforçar. Os relacionamentos e casamentos se acabam porque ninguém mais quer se esforçar para melhorar, para aceitar defeitos, para ser fiel e companheiro. Pais educam errado pois preferem dar do que ensinar apenas porque isso exige menos e não é tão desgastante.

Esse imediatismo sem pensar a longo prazo pode trazer consequências desastrosas.

Essa solidão disfarçada, essa escolha pelo mais fácil, esse mundo virtual irreal e ilusório e as pessoas juntas e tão distantes isso realmente me assusta…

 


Fonte: Artigos Administradores / Solidão disfarçada

Os comentários estão fechados.